O estado da Califórnia nos EUA, deu um ultimato ao carro movido a combustão a partir do ano de 2035, onde será proibido a venda de carros novos a combustão. Eu presenciei, na minha imersão na América em 2023, a construção do postos novos, num estado que está para proibir essa venda. Considerando uma vida útil de 20 anos, quem investiria num negócio que vai acabar em 2055?
Tenho dito nas palestras, que não será fácil a substituição dos carros a combustão pelos elétricos enquanto houver petróleo abundante. A tarefa é difícil quando os países não querem perder competitividade investindo mais em energias renováveis e perdendo produtividade. Na EXPOPOSTOS 2024 – relatei o caso da Califórnia deixando claro que a transição energética deve ser feita com muito diálogo e negociação e não por imposição de lei.
O uso equilibrado de combustíveis fósseis com investimento em energia renovável é o caminho para a utilização da economia do carbono como bem relatado por Elcio Dias Jr. CEO da ClubCarby, “Hidrocarbonetos: compostos orgânicos gerados naturalmente na terra após uma série de eventos biogeoquímicos. Um nome bonito para a categoria dos combustíveis fósseis, os conhecidos petróleo e gás natural, que após processados e refinados, dão origem à gasolina, óleo diesel, querosene, GLP, GNV, etc. Ou seja, os combustíveis que, direta ou indiretamente, iluminam e movem o mundo há quase 200 anos.” Blog ClubCarby
O caso apresentado pela NACS, da expansão dos postos de combustíveis do grupo Walmart, mostra claramente que o país que mais investiu em infra estrutura de carros elétricos entende a mensagem que a substituição da tecnologia só será possível após o fim da era do petróleo.
“Estamos incrivelmente animados em trazer mais postos de combustível para nossos clientes, melhorando sua experiência de compra com a conveniência de abastecer seus tanques exatamente onde eles compram. Nosso compromisso em entregar preços baixos todos os dias sem comprometer a qualidade é inabalável, e acreditamos que esta nova adição agregará imenso valor à vida de nossos clientes”, declarou Dave DeSerio, vice-presidente da Walmart Fuel & Convenience, em uma declaração por e-mail.
Além de “oferecer preços baixos todos os dias na bomba, os clientes podem aproveitar até 10 centavos de desconto por galão com uma assinatura Walmart+. O Walmart Fuel & Convenience oferece os mesmos preços baixos todos os dias em lanches e bebidas que são oferecidos dentro da loja.” Após inaugurações recentes em Syracuse, Nova York, Utah e Palm Springs, Califórnia, o Walmart “planeja expandir sua rede de postos de combustível durante os próximos cinco anos”.
O varejista disse que os próximos locais incluem Tahlequah, Oklahoma; Wasco, Califórnia; Caldwell, Idaho; Laredo, Texas; Greeley, Colorado; e outros locais nos EUA. “Esta expansão visa melhorar a experiência do cliente e a economia, oferecendo uma experiência de compra única e de primeira classe”, disse o Walmart.
Muitas águas ainda vão rolar nesse mercado e uma coisa é certa: O carro elétrico terá seu nicho, porém não substituirá tão cedo, os carros a combustão.
Esse conteúdo é um oferecimento de ClubCarby – Geramos valor, galonagem futura e fidelização viável para postos.
A plataforma ClubCarby oferece cashback sustentável através da participação ativa no mercado de carbono, efetuando junto com o posto a compensação de carbono automática para seus clientes, além de entregar de forma transparente o melhor do cashback, resultando em fidelização sustentável e diferenciação regional, através de tecnologia pioneira e exclusiva no país.