Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O FIM DOS INCENTIVOS PARA CARROS ELÉTRICOS NOS EUA PODE VIRAR O JOGO DA ELETRIFICAÇÃO MUNDIAL! 

Não está fácil para o Carro Elétrico! Essa frase tem sido repetida pela lista vip e pelo Blog do Errejota. A chegada de Trump na casa branca reforça a desigualdade de condições competitivas entre carros a combustão e elétricos. Mas toda ação tem dois lados. 

Os incentivos à produção e venda de carros elétricos nos Estados Unidos batem a casa dos bilhões de dólares. isso sempre tem incomodado diversos setores da economia que perdem a competitividade por não ter condições parecidas as dadas aos veículos de baixa emissão de carbono. Os Estados Unidos estão bem à frente em maturidade de mercado de vendas de veículos elétricos o que pode ter uma reação diferente da encontrada pela Europa. 

Viu-se recentemente que o cancelamento dos incentivos governamentais na Alemanha reduziu em quase 30% a venda de veículos elétricos no país, grande parte devido a equiparação de preços entre carros elétricos e a combustão. É preciso lembrar que na Europa tanto o preço do combustível como o preço da energia elétrica são incompatíveis com os mercados americanos, incluindo toda a América, o que dificulta a ampliação do mercado de motores do ciclo otto assim como o crescimento dos elétricos.  

Isso quer dizer que existe a possibilidade, no caso dos Estados Unidos em que o mercado está muito avançado, que a indústria consiga se adaptar a falta desse incentivo melhorando sua eficiência e diminuindo os seus custos, cortando também margem para se tornar competitiva e se manter viva no mercado. Ao contrário da Europa que tem um mercado muito exclusivo e pequeno, Estados Unidos, Brasil, China em Índia são mercados completamente diferentes e abertos para a possibilidade de a eletrificação da frota vingar há um longo e demorado prazo. 

Não é novidade que tenho dito constantemente por aqui, que enquanto houver petróleo, a possibilidade de uma troca das frotas de veículos leves em sua totalidade pelos eletrificados é muito remota. Isso se dá pela rentabilidade conseguida num barril de petróleo e por seus preços serem altamente inflacionados pelo cartel da OPEP. Trocando em miúdos, os produtores de petróleo têm margens gigante para competir por preços baixos de gasolina e diesel por um bom tempo, isso considerando as reservas de petróleo atuais. 

O foco do mercado deve ser direcionado não mais ao produto, o combustível ou o veículo. As empresas devem virar seus olhos para o consumidor, para as novas gerações, e os padrões de consumo que estão sendo estabelecidos nesse momento e que vão impactar nos próximos 20, 30, 50 anos. A mobilidade é um ponto fundamental que deve ser verificado constantemente pela indústria para entender as mudanças de comportamento de consumo dos clientes. Afinal, a forma como as novas gerações vão se mover vai determinar além do consumo, as relações pessoais e profissionais que tendem a premiar pequenas distâncias.  

Realmente não está fácil para o carro elétrico, assim como também não está fácil para o mercado inteiro de veículos, sobrando para os governos e todos os interessados numa transição energética ambiental mais correta, a possibilidade de se iniciar essa eletrificação das frotas pelos veículos pesados. A escolha dos veículos leves se dá pela falta de representatividade que esse segmento tem por não ser um grupo consumidor organizado, diferente das transportadoras, empresas de logística e grandes companhias. 

Esse conteúdo é um oferecimento de LBC SISTEMAS – impulsionando, há 30 anos, o sucesso da revenda de combustíveis e conveniências  

Somos focados na melhoria das relações humanas e apaixonados pela melhor experiência de consumo e fidelização dos consumidores. Com uma cultura de ruptura, inovação e constante evolução, buscamos sempre impactar positivamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação, administração e gestão. 

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

Quando o Cliente Não Tem Razão, Mas a Empresa Perde Mesmo Assim

Quando o Cliente Não Tem Razão, Mas a Empresa Perde Mesmo Assim

Você já esteve errado como consumidor, mas mesmo assim saiu decepcionado com a empresa? Foi exatamente o que me aconteceu. Um presente especial, um agendamento difícil de marcar e, por

Baixa no Preço da Gasolina: Técnica de Marketing ou Decisão Política?

Baixa no Preço da Gasolina: Técnica de Marketing ou Decisão Política?

A Petrobras anunciou uma redução nos preços da gasolina nas refinarias. O anúncio chegou como alívio para parte da população, mas causou estranheza entre analistas atentos à realidade do mercado.

Dia Livre de Impostos 2025: Entre a Vitrine de Vendas e o Silêncio sobre Educação Fiscal

Dia Livre de Impostos 2025: Entre a Vitrine de Vendas e o Silêncio sobre Educação Fiscal

No Brasil, país onde se tributa pesadamente o consumo e a renda, cresce ano após ano a adesão de empresas ao chamado Dia Livre de Impostos. A promessa de produtos

ERCON ALAGOAS 2025: CONTEÚDO RELEVANTE, PROVOCAÇÕES E MUITO SOBRE O FUTURO  DO SETOR DE POSTOS E LOJAS DE CONVENIÊNCIA

ERCON ALAGOAS 2025: CONTEÚDO RELEVANTE, PROVOCAÇÕES E MUITO SOBRE O FUTURO DO SETOR DE POSTOS E LOJAS DE CONVENIÊNCIA

O segundo dia do XVII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste (ERCON) confirmou por que o evento se tornou referência para o setor. Com palestras impactantes, debates atuais e

O CONSUMIDOR MODERNO É PAUTADO POR MODELOS! VOCÊ ESTÁ ATENTO A ELES? 

O CONSUMIDOR MODERNO É PAUTADO POR MODELOS! VOCÊ ESTÁ ATENTO A ELES? 

Entender os mecanismos de prospecção e escolha dos consumidores é essencial para direcionar os esforços de comunicação das empresas com os indivíduos. Durante décadas os consumidores foram pautados pelas campanhas

Pix: Da inovação desacreditada ao domínio absoluto dos pagamentos no Brasil

Pix: Da inovação desacreditada ao domínio absoluto dos pagamentos no Brasil

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix transformou completamente a forma como brasileiros pagam, recebem e se relacionam com o dinheiro. O que começou como uma promessa do Banco

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip