SEGUNDO COMUNICADO DA EMPRESA OS VALORES FORAM REPASSADOS AOS REVEDEDORES EM FORMA DE PREÇOS MAIS BAIXOS. OS POSTOS DISCORDAM…
No governo anterior, um projeto chamou a atenção e foi muito divulgado no Canal do Errejota: PROJETO BR DO MAR. Lançado pelo governador de SP, na época ministro de infra estrutura, trazia um conceito não tão novo mas muito usado em muitos países que é a liberação para toda e qualquer embarcação fazer fretes internamente no Brasil, independente de origem e destino. Com essa medida a oferta de espaço tem triplicado e, mesmo que os valores de fretes marítimos estejam nas alturas, o valor chega a ser 15 a 20 vezes mais barato que o modal rodoviário.
Além da iniciativa ambiental, tirando mais de 6 mil caminhões das estradas carregando biodiesel, o fator custo e tempo são extraordinariamente importantes na composição de preços de qualquer produto. A ligação de estradas, portos e ferrovias num sistema logístico torna qualquer negócio mais competitivo e de amplas possibilidades de crescimento. Se produz mais, se carrega mais, se entrega mais e o ciclo está montado para se vender mais. Esse é o remédio mais eficaz contra a inflação.
Segundo a Valor Econômico: “A empresa economizou R$ 43 milhões com as operações, despesa que é repassada para os clientes, num cenário de alta competitividade na distribuição de combustíveis, além de diminuir no ano passado as emissões em 22,5 mil toneladas de CO2, segundo Bragança. A expectativa é que a Vibra aumente em 15% o volume de combustível transportado pelo mar em 2024, frente a 2023.”(Veja a matéria completa)
É preciso entender que o processo de transporte, no mercado de combustíveis, é essencial para fornecimento, estoques, competitividade e preço. Sem ter uma logística barata e confiável, uma empresa não consegue sobreviver nesse mercado altamente volátil. A Vibra iniciou um projeto-piloto de biodiesel em 2019 a partir do Rio Grande do Sul, que tem alta produção do combustível. De lá, a companhia enviou cargas por cabotagem até o porto de Suape (PE), observando o comportamento do insumo, uma vez que o biodiesel tem alta absorção de água, o que causa problemas nos motores.
A Vibra deixou de enviar o biodiesel de Mato Grosso para o Nordeste e passou a enviá-lo a partir do Rio Grande do Sul para Pernambuco. A partir de 2021, quando iniciou o transporte regular das cargas, a Vibra transformou o Estado nordestino em um “hub” de distribuição para suas bases no Nordeste. Com isso se conseguiu baratear os custos na ordem de 43 milhões somente em 2023 e a expectativa é de aumentar em 15% o volume transportado e assim aumentar o valor de economia.
Apesar de ter anunciado que repassou esses valores nos preços ofertados, fica claro que a revenda não conseguiu perceber essa vantagem ainda, visto que os números de resultado da Vibra tem escalado drasticamente e a margem da revenda tem apertado.
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