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UM EM CADA CINCO CONSUMIDORES, NO BRASIL, DEIXAM DE COMPRAR UMA MARCA OU PRODUTO POR NÃO ESTAREM ALINHADAS COM ESG! 

Consumidor brasileiro penaliza marcas que não seguem parâmetros ESG, diz pesquisa. Sua empresa já pode ter perdido 20% dos seus clientes sem saber ou entender, mesmo que tenha ganho outros consumidores que vieram através de campanhas… 

Quando perguntaram que atributos fazem o consumidor comprar ou escolher uma marca, a pesquisa mostrou que 29% dos consumidores citaram a qualidade do produto ou serviço como principal atributo de uma marca, e 26% escolheram o impacto positivo na economia brasileira. O conceito de ESG apareceu em terceiro lugar, com 19% das menções. 

Quando a pergunta era feita de forma inversa, ou seja, o que faria você deixar de comprar um produto ou serviço, o conceito de ESG pulava para a primeira posição, com 26% das menções. ESG (sigla em inglês para as questões ambientais, sociais e de governança). 

Importante salientar que a pesquisa foi realizada com 2.006 brasileiros com idade a partir de 16 anos e de todas as unidades do país, o estudo foi realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, ligado ao grupo de comunicação FSB Holding. O estudo será divulgado durante o Repcom, evento sobre reputação de marcas que será realizado em São Paulo. 

Ao entrar dentro da pesquisa pode-se encontrar que dentro do conceito ESG, citado por 26% como o que mais traz reputação negativa da marca, o ponto principal dessa escolha ficou com a governança, mencionada por 13% dos entrevistados, seguida por 8% para questões sociais e 5% para aspectos ambientais. 

Considerando a faixa etária pode-se dizer que dentro dos aspectos encontrados no resultado, a identificação de valores entre o consumidor e a empresa está presente no processo de amadurecimento da relação com a marca. Isso ajuda as empresas na estratégia de encaminhar ações que fortifiquem essa conexão com seu cliente. 

Esse conteúdo é um oferecimento de LBC SISTEMAS – impulsionando, há 30 anos, o sucesso da revenda de combustíveis e conveniências  

Somos focados na melhoria das relações humanas e apaixonados pela melhor experiência de consumo e fidelização dos consumidores. Com uma cultura de ruptura, inovação e constante evolução, buscamos sempre impactar positivamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação, administração e gestão. 

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

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