O MERCADO DE LOJAS DE CONVENIÊNCIA VEM CRESCENDO NO BRASIL E CADA VEZ MAIS, MARCAS CONSOLIDADAS ESTÃO CHEGANDO AOS QUATRO CANTOS DO PAÍS, ENQUANTO AS MARCAS PRÓPRIAS NÃO ESTÃO EVOLUINDO NO MESMO PATAMAR. SERÁ QUE É A VEZ DAS FRANQUIAS DOMINAREM MAIS FORTEMENTE O MERCADO? O QUE EXPLICA ESSE SUCESSO?

Eis que é comum vários empresários, varejistas e donos de postos de combustíveis vir a me perguntar se é melhor ter uma loja de conveniência com marca própria ou se ter com uma bandeira de uma franquia. Quando se fala em franquia já se vem toda uma questão de custos de royalties a de despesas que você não teria se você utilizasse a sua marca própria.
Mas afinal o que é marca própria e o que é utilizar a Bandeira de uma franqueadora?

Quando uma empresa desenvolve um produto um serviço um processo ou uma forma de entregar esse produto e serviço ao consumidor toda esta técnica faz parte do capital investido dessa empresa. essa empresa desenvolveu atributos, documentos, procedimentos, expertise num nível elevado que permite o novo entrante, “o” calça branca como se chama, no mercado de combustíveis, comandaram o negócio com mais facilidade.
Isso exige investimentos pesados, desenvolvimento de tecnologias e processos, treinamento de pessoal especializado, catalogação dos regimentos e operações, desenvolvimento de produtos serviços e fornecedores que compõem todo o complexo organograma do negócio apresentado.

Todo tempo gasto, energia despendida, valores aplicados e conhecimento transferido fica à disposição de todos aqueles que querem agregar a este grupo de franqueados, e nada mais justo de que se pague uma parte do seu sucesso de volta para quem desenvolveu todos esses aspectos.
É a mesma coisa de mostrar o caminho das pedras aos andantes que vem depois e geralmente isso não é feito de graça. Mas posso eu desenvolver todos esses pontos e criar a minha marca própria, potencializando o meu negócio?
É claro que é possível você desenvolver todos estes pontos sem precisar pagar os royalties para qualquer outra empresa. Basta que que você desenvolva uma marca, crie todos os processos e procedimentos aplicáveis ao seu negócio, desenvolva fornecedores produtos e serviços conectados aos valores da marca que você desenvolveu.

Aliado a um amplo capital de giro investido para poder fortificar o projeto da sua marca. Não é impossível, mas é bem trabalhoso e exige muito esforço e dedicação, que também é exigido quando se trabalha com uma marca franqueada, mas nesse caso você já teve um modelo testado e aprovado e por isso terá menos atrito no processo de desenvolvimento do seu negócio.
Não existe fórmula pronta, ambos os negócios exigem muito do operador e de sua equipe. achar que por escolher uma franquia você terá uma garantia de sucesso pode ser um caminho perigoso assim como achar que desenvolver todo o processo de uma marca própria e consolidá-la no mercado vai ser uma tarefa equivalente ao utilizar uma marca já conhecida.

Você precisa fazer a primeira pergunta para poder trilhar um dos caminhos trazidos por esse artigo. Essa pergunta é: O quanto eu entendo do negócio que eu estou pretendendo entrar? Este conhecimento é o suficiente para desenvolver todos esses pontos apresentados anteriormente, para desenvolver uma marca que se consolidem no mercado e que dê um retorno em um prazo razoavelmente interessante? Se as respostas forem positivas, então o caminho da marca própria pode ser a melhor opção para você. Caso contrário, seria interessante analisar propostas de franqueadores que tenham um suporte diferenciado como uma marca consolidada que vão te ajudar a conquistar o mercado mais facilmente.
Você sabia que a plataforma PROMOFLEX pode ajudar seu negócio a se comunicar diretamente com o cliente proporcionando agilidade, uso de ferramentas de IA e personificação do tratamento dado ao cliente fidelizado? Peça agora uma apresentação, clique na imagem abaixo e saiba mais…
