A SHELL CAFÉ EXPLODE E CHEGA A 100 LOJAS POR TODO BRASIL EM UM ANO, MOSTRANDO A FORÇA DA MARCA, DA OPERAÇÃO E DO NOME SHELL A ESSE MERCADO EM EXPANSÃO DO CAFÉ
O café talvez seja o produto que mais se “gourmetizou” nos últimos tempos. A ascensão da classe média e a inserção das classes C, D e E no aumento de poder de compra, impulsionou demais o consumo desse produto que hoje passa pelos lábios de pelo menos 95% de todos os brasileiros.
O tal do cafezinho embala boas conversas, boas comidas, serve de entrada de reuniões, fim de refeições e lanches primorosos. Não se trata apenas de um produto barato, ao se comparar com um vinho ou até mesmo uma cerveja premium, mas trata-se de um produto chave que puxa o consumo de outros produtos, atrai clientes ao recinto e os fazem sentar para um bom bate papo.
Assim como a bebida gelada tem seus atributos impulsionadores a bebida quente também exerce um papel importante no mix de produtos, visto que além da rentabilidade normal que já é acima do mercado comum, também atrai e agrega outros produtos e o mais importante: gera percepção de valor na experiência do cliente. Esse processo não tem volta e cada dia mais fará parte do dia a dia das lojas de conveniência. Não é à toa existir uma imensidão de franquias de cafeterias, chocolatarias dentre outros. As lojas de varejo de chocolate entenderam isso e dificilmente você encontra uma que não tenha pelo menos duas mesas para servir café em meio a uma multidão de chocolates.
“O Brasil foi o primeiro país das Américas a receber este formato. E é um grande orgulho celebrar a marca de 100 lojas em apenas um ano desde a criação do conceito Shell Café. Continuaremos com este forte movimento de expansão para oferecer aos nossos clientes um espaço funcional aliando conveniência e comodidade ao atendimento de uma loja convencional, junto a um espaço mais convidativo e aconchegante, seja para resolver uma compra rápida ou para um momento de pausa”, comenta Alex Deeke, diretor de Negócios Shell Select. (MERCADO & CONSUMO)
A união da marca Shell com a segunda bebida mais consumida do mundo foi uma tacada de mestre. A mudança de comportamento relacionado a forma de se tomar café, nos dias de hoje, formou uma legião de apreciadores da bebida. Pessoas com dinheiro para gastar num ambiente propício para degustar a bebida de forma a desfrutar dos sabores, aromas, visual e companhias. A Shell entendeu que o café não é só o líquido preto dentro da xícara, mas tudo em volta para sua degustação.
Visitei o primeiro modelo aberto em Natal/RN, apesar da loja ser pequena, foi muito aconchegante e realmente preparada para os degustadores da bebida. Tomar café é ter uma experiência e para isso é preciso ter espaço e lugar adequado. O layout está aprovado, apesar de achar que é preciso mais espaço sentado, não tem como fazer a boa apreciação do café na correria em pé.
Invista no seu cliente e no bem estar dele durante a visita ao seu negócio. Quem encontrar a melhor forma de fazer isso vai vender mais, com mais qualidade e vai ganhar mais dinheiro. Antes de qualquer decisão é necessário conhecer, entender o seu consumidor e verificar a potencialidade do local para atrair novos clientes. Esse processo exige pesquisar, observar, conversar e experimentar. Nada tem fórmula pronta.
Uma das grandes vantagens das franquias é que eles já testaram muita coisa, já pesquisaram demais, conseguem adaptar modelos e usam da novidade como principal atratividade inicial. Depois para reter é por conta da sua equipe. Se você não quer tentar, experimentar, pesquisar, estudar a fundo e criar à sua maneira, a franquia pode ser uma saída. Negociar o contrato, as taxas e o modelo de parceria exigem um esforço grande e conhecimento. O mais importante é entender a possibilidades e saber que não se trata apenas de achismos. É necessário estudo e planejamento.