A lógica de se ter um sistema é fazê-lo trabalhar para sua empresa, para você. Potencializar ações, melhorar dinâmicas e fazer crescer os resultados. Mas alguns programas são apenas trazedores de resultados rasos e aleatórios. Como escolher quais pontos são mais importantes em ter um programa de fidelidade?
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Os últimos dez anos foram marcados por um crescimento incrível da utilização de programas de fidelidade nos postos de combustíveis, lojas de conveniências e pequenas lojas de varejo. Utilizar programa de acúmulo de pontos para premiar quem visita e compra na sua loja, não é nada novo. Tudo isso começou com as companhias aéreas americanas que começaram a tentar dar motivos para o cliente voltar, além do atendimento tradicional e todos os diferenciais que se tinham visto que isso é facilmente copiado pela concorrência.
O grande desafio é encontrar um programa de fidelidade que possa potencializar suas vendas, te ajude a conectar com seu consumidor e ainda seja barato. Eis o primeiro e mais danoso mito de programas de fidelidades: O mais barato!
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Nem tudo que é caro é bom, mas assim como nem tudo que é barato também o é. O caro e barato ao escolher o programa que vai:
- Te conectar com consumidor;
- Te ajudar a guardar informações valiosas;
- Apoiar nas decisões do teu negócio;
- Servir de mídia não convencional impulsionando suas vendas.
Tem que ser um programa bem trabalhado e pensado para isso, com suporte de atendimento 24h, com ferramentas que traduzem a dinâmica do varejo em que seu negócio está inserido. Não se trata de um simples CRM que arquiva CPF com data de compra. Tem que ser muito mais que isso!
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COMO EU SEI SE ESTOU TRABALHANDO PARA O APP DE FIDELIDADE?
Essa é a resposta mais simples. Se o CRM escolhido não tem funcionalidades específicas que te apoiem na decisão de vendas, estratégias e marketing, ele é apenas uma planilha de Excel melhorada, para arquivar dados e depois gerar um relatório macro que vai depender em quase 100% da sua leitura e imaginação para ligar pontos e criar alternativas.
O tempo e esforço de alimentar esse APP deve ser continuo e no dia a dia. Ele tem de ser dotado com opções que possam te ajudar a montar uma campanha de marketing, pensando o seu negócio, e nos dias atuais, seria indispensável o uso de Inteligência Artificial.
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MAS JÁ TENHO UM APP E DÁ TANTO TRABALHO MUDAR, APRENDER NOVOS COMANDOS…
Para iniciar essa resposta quero usar a frase do pensador norte-americano Alvin Toffler (1928-2016): “O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Afinal o que dá mais trabalho perder vendas, reconquistar clientes, atrair novos clientes, gerar novas receitas ou aprender a desaprender e aprender algo novo?
Não adianta simplesmente mudar por mudar. A empresa deve saber exatamente o que precisa e não buscar o que se tem no mercado. Nem tudo que se tem a vista pode ser o que você precisa. Se sua intenção for só dar desconto, posso afirmar com toda certeza, todo e qualquer APP é válido.
Mas se sua empresa busca segurança, inovação, um programa que trabalhe por você então a busca deve ser mais refinada e isso dá trabalho sim. Se alguém disser que não dá estará mentindo.
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Ter a certeza de que todo esse trabalho finalmente vai colocar sua empresa no rol de briga por novos clientes é um dos pontos mais importantes na hora de escolher, seja o seu primeiro APP ou seja na troca.
APLICATIVO DA COMPANHIA OU O DA EMPRESA, QUAL ESCOLHER?
Eis uma das perguntas mais difíceis de se responder. O APP das distribuidoras é bem completo, testado, com muitas funcionalidades e promoções bastante atrativas. O preço por isso é demasiado caro, mas o retorno, se bem trabalhado é compensador. O maior problema, nesse caso, é você não ter acesso aos dados, as funcionalidades que podem ser específicas para seu negócio.
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Num APP próprio os clientes são seus, ninguém tasca. No APP das companhias o cliente é da companhia, talvez esse seja um dos motivos, não admitidos, das empresas não darem acesso total ao banco de dados. Você deve avaliar se isso será importante ou não na estratégia de longo prazo para o seu negócio.
Quem tem contrato bandeira pode usar o artifício de ter os dois programas, eleva o custo, mas te da a segurança de ter os dados e contatos com os seus clientes. Se pudesse escolher optaria pelos dois. Mas tudo depende da estratégia de cada empresa.
Lembre-se que gastos com marketing, atração de clientes, manutenção e fidelidade não são custos ou despesas, SÃO INVESTIMENTO! Por isso entende muito bem o que quer, onde quer chegar antes de optar por qualquer APP de fidelidade e na dúvida contrate um especialista. Pode parecer caro, mas é muito mais caro jogar tempo e dinheiro fora por economizar na hora de escolher o APP pro seu negócio.
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