Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SÉRIE DE REPORTAGEM DA BAND DESMASCARA A INFLUÊNCIA DO CRIME ORGANIZADO NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Fraude em bombas, gasolina e sonegação de impostos. A fiscalização sempre esteve em cima do mercado de combustíveis, mas agora o crime organizado é novo desafio para a Justiça.

A crescente infiltração do crime organizado na rede de postos de combustíveis do país trouxe novos desafios para a justiça e para as autoridades de fiscalização. Esquemas de fraudes em bombas de gasolina, adulteração de combustíveis e sonegação de impostos estão entre as práticas ilícitas que prejudicam tanto os consumidores quanto o setor econômico.

Suspeitas sobre o PCC

O setor de combustíveis ainda é um desafio para a fiscalização, o que chama a atenção de organizações criminosas, como o PCC, de São Paulo. Objetivo? Lavagem de dinheiro.

“Existem 43 mil postos de combustível no país, aproximadamente. Mais de 1.100 postos já foram identificados como de propriedade do crime organizado, não só dessa facção criminosa, mas, como milícia, também tem envolvimento com esse tipo de criminalidade”, alertou Ivana David, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Investigação contra fornecedora

O Ministério Público de São Paulo chegou a investigar a ligação do PCC com os controladores da quinta maior fornecedora de gasolina do país, a Copape Produtos de Petróleo, com sede em Guarulhos, na Região Metropolitana da capital, mas não encontrou provas.

A Copape teve, nos últimos anos, um crescimento meteórico, segundo o MP, em meio à venda de combustível abaixo do preço de mercado, fruto de um esquema de adulteração e sonegação de impostos. A empresa nega a ligação com o crime organizado.

Atuação de milícias no RJ

No Rio de Janeiro, há suspeita de que a milícia usa a estrutura do setor de combustíveis para lavar o dinheiro das atividades criminosas. Agentes responsáveis pela fiscalização das bombas são coagidos e ameaçados, inclusive sob a mira de armas de fogo.

“Essa atuação do crime organizado atrapalha, também, a fiscalização porque coloca em risco a integridade dos fiscais. Chegar lá e se sentir ameaçado? Têm relatos. São ameaças mesmo, com arma na cara, para atrapalhar fiscalização”, lamentou o fiscal Marcelo Morais, diretor de Metrologia do Inmetro.

Band questionou a Polícia Civil do Rio de Janeiro se existe alguma investigação sobre as denúncias da ação da milícia no setor de combustíveis, mas a corporação não respondeu.

Leia o artigo publicado em Maio/24 sobre esse tema, clique na imagem acima!

Entrada do crime no mercado

A entrada no setor de combustíveis ainda atende outro propósito mais sutil do crime organizado, além da lavagem de dinheiro: a legitimação dos criminosos como empresários no mercado formal.

“Esse é o objetivo final deles é poder ter, de fato, uma atuação que se mistura um pouco, não ficar só caracterizado como droga, arma, etc. Eles querem passar a impressão de que estão entrando no sistema financeiro no mercado como um todo”, expôs Kapaz.

Crédito: Redação do Jornal da BAND -@disponível na internet 12/8/2024

Esse conteúdo é um oferecimento de ViaFlex – Soluções de controle e logística de combustíveis para seu negócio – Ajudando você a monitorar seu estoque em tempo real.

Acesse o link na imagem abaixo e conheça a Plataforma Digital Concilia para Controle de Estoques de Combustíveis, Lubrificantes, Arla e Produtos Químicos, bem como, a logística de reposição desses estoques, com o objetivo de eliminar perdas e desvios nos processos de distribuição e revenda desses produtos e redução dos custos logísticos de reposição.

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

Pix: Da inovação desacreditada ao domínio absoluto dos pagamentos no Brasil

Pix: Da inovação desacreditada ao domínio absoluto dos pagamentos no Brasil

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix transformou completamente a forma como brasileiros pagam, recebem e se relacionam com o dinheiro. O que começou como uma promessa do Banco

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O AUTOATENDIMENTO EM POSTOS NO BRASIL?

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O AUTOATENDIMENTO EM POSTOS NO BRASIL?

Mudar uma cultura de atendimento, a forma de se comprar ou adquirir um produto não é tão simples quanto o apagar uma luz, ou abrir uma fechadura. Estamos falando de

COMO PROTEGER O CONSUMIDOR E O EMPRESÁRIO DE BEM NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

COMO PROTEGER O CONSUMIDOR E O EMPRESÁRIO DE BEM NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Em tempos de suspeitas e manchetes impactantes, é fundamental entender como separar o joio do trigo. A segurança do consumidor começa com informação, mas também passa pelo reconhecimento da maioria

As Redes Sociais Invadiram a Praia do Varejo – E Isso é Bom

As Redes Sociais Invadiram a Praia do Varejo – E Isso é Bom

O varejo nunca mais será o mesmo. As redes sociais deixaram de ser apenas vitrines para se tornarem territórios estratégicos onde marcas e consumidores travam, diariamente, uma batalha pela atenção.

NACS Show 2025: Oportunidade Única para a Revenda de Combustíveis Brasileira

NACS Show 2025: Oportunidade Única para a Revenda de Combustíveis Brasileira

Atenção, revendedores e empreendedores do setor! As inscrições para a maior feira do mundo voltada ao varejo de conveniência e combustíveis já estão abertas — com desconto especial para quem

Seu cliente está com pressa. E você continua complicando?

Seu cliente está com pressa. E você continua complicando?

O brasileiro não quer mais esperar — e muito menos ser atrapalhado. Neste artigo, inspirado no livro O Consumidor Tem Pressa: Corra com ele ou corra atrás dele!, vamos discutir

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip