É comum você chegar num posto de gasolina, numa loja de conveniência e pedirem seu CPF para lhe cadastrar no programa de fidelidade da empresa e te dar desconto. Pagar mais barato é o melhor dos mundos para qualquer consumidor, mas a verdade é que desconto só fideliza quem só quer o desconto.
É muito recorrente ver empresas utilizando softwares, aplicativos e programas para fidelizar os seus clientes. Na verdade, isso é extremamente necessário nos dias de competitividade varejista de hoje é. OX da questão é que dar descontos vicia o cliente a focar o seu negócio em comprar mais barato, cada vez que você vende mais barato, que sua empresa dá desconto, retira da margem um valor substancial que pode fazer falta na estratégia de renovação da marca, ampliação do mix, melhoramento da gestão e do atendimento.
Com toda a evolução que estamos vivendo hoje, pode-se afirmar que existe aplicativo de fidelidade para todos os gostos, mas infelizmente o que mais se vê é utilização desses programas apenas para fornecer desconto. O aumento gradual nas vendas passa a percepção de que a loja está fidelizando clientes, quando na verdade está apenas atraindo um grupo de consumidores cujo foco principal é pagar mais barato.
Num posto de gasolina, vender altos volumes é importantíssimo dentro da cadeia logística, visto que comprando mais o posto consegue cumprir contratos, comprar mais barato e movimentar uma estrutura de custo fixo melhorando a margem. Este é o mundo ideal se você não tivesse um concorrente que ao perceber a queda na sua venda vai tentar aplicar uma estratégia parecida como a sua diminuindo sua margem, dando descontos e promovendo uma baixa de ganhos na região.
Um bom aplicativo de programa de fidelidade tem como última ferramenta a possibilidade de dar descontos. Hoje em dia, mais que vender altos volumes ou faturar mais é importante que você conheça o perfil do seu consumidor. Através desse perfil você vai conseguir criar estratégias de marketing direcionadas para atender o seu público.
Até a forma de se dar descontos deve ser diferenciada, visto que é injusto você dá desconto para um cliente que vai abastecer 2 a 5 l numa moto enquanto você dá o mesmo desconto para o cliente que vai completar um tanque de 50 l. Já se passou a época em que isso não era possível. recomendo fortemente que se busquem essas prerrogativas em primeiro lugar quando se for escolher um aplicativo.
Não se obtém resultados diferentes fazendo a mesma coisa. Esta frase é clássica e é importante que se lembre sempre e que não dá para tirar leite de pedra. Se você quer resultados de fidelização então precisa seguir estes passos:
- Obter um aplicativo que tenha funcionalidades que possa diferenciar seus clientes de acordo com a fidelização que eles têm com o seu negócio. Por exemplo diferenciar os clientes por categoria de vendas, faturamento ou pontuação.
- Utilizar estratégias conectadas com inteligência oficial usando o banco de dados com todas as informações colhidas das relações que os seus clientes têm com o seu negócio, incluindo o gênero, idade, horário de compra, dia da semana e qualquer dado que possa agrupar uma quantidade de clientes que você possa atingir através de uma ação efetiva.
- Aplicativos são ferramentas, por isso é necessário utilizá-las. elas não fazem o serviço por si só, é preciso empenho, estratégia e conhecimento para poder utilizar a ferramenta de forma efetiva.
- Dispare pesquisas de opinião de forma rápida e Clara e não deixe de acompanhar na pista ou no salão de vendas conversando e entendendo as necessidades do seu cliente.
A era do achismo acabou e o feeling pode até te levar a um certo ponto, mas logo seu concorrente vai te ultrapassar e seu negócio estará em risco. Não conte somente com experiencia e olhar de pista, use todas as ferramentas ao seu dispor. Se quiser saber qual ferramenta tem tudo isso que discutimos no texto, pode acessar o link abaixo.
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