Que os postos de combustíveis necessitam rentabilizar toda a área envolvida, todo o espaço disponível não é novidade, mas o conceito que hoje impacta diretamente em qualquer negócio do varejo está relacionado a multIcanalidade e ao conceito do marketplace.
Criar um ecossistema de vendas e prestação de serviços é essencial para qualquer loja de varejo de qualquer segmento, veja que já se passou a vender celulares nas lojas de roupas, roupas nas lojas de eletrônicos, eletrônicos nos mercados de proximidade e todos eles têm em comum a disponibilização de 12 ou mais serviços sejam bancários , seguros serviços de limpeza, de manutenção ou conserto.
Tudo isso demonstra a necessidade das lojas se reinventarem. Conforme já mostrado aqui no blog do Errejota, o case mais recente foi da Samsung que transformou o seu site com altíssimo giro de visitação de clientes e o transformou em um marketplace. Você sabe o que é um marketplace?
Segundo o Sebrae “Marketplace é uma espécie de shopping virtual, ou seja, é uma plataforma de e-commerce que recebe as lojas virtuais de diversas empresas e de vários segmentos, como, por exemplo, Dafiti, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mercado Livre.”
Trazendo para a realidade do varejo físico vemos que não há diferença quando se correlaciona um conjunto de vendedores de produtos e serviços no mesmo site, ou no caso, no mesmo lugar. a utilização deste conceito tem como objetivo trazer conveniência para o consumidor, quando se coloca diversos prestadores de serviços, diversos vendedores de produtos e geralmente uma loja âncora, que neste caso é o posto de combustíveis, se tem o conjunto ideal para facilitar as decisões, o dia a dia e as necessidades do cliente.
Esta montagem, de um ecossistema ideal para o seu cliente passa por um estudo aprofundado dos padrões de compra, das necessidades, do fluxo de clientes e do mix de produtos ofertados dentro do raio de atuação do seu negócio. Por isso, tenho dito em minhas palestras e nos artigos que tenham escrito, da importância da mentalidade de shopping center que o revendedor de postos de combustíveis tem que ter ao traçar sua estratégia de locação dos espaços dentro do seu negócio.
Seguindo esta nova onda em que o consumidor quer mais facilidades, pode-se então afirmar da necessidade do varejista de ter um olhar de 360 em torno do seu negócio. este olhar não significa ser 360° dentro do seu negócio, estamos falando de um olhar direcionado para fora das paredes do seu estabelecimento em encontro do consumidor e de sua jornada. a tecnologia existente hoje é fundamental para qualquer empreendedor conseguir trazer insights, tomada de decisões e estratégias formuladas a partir de dessa multidão de dados existentes ao redor do seu negócio.
Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto.
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