Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNDO PASSAM A OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE COM MAIOR FOCO. E QUANTO AO BRASIL?

A sustentabilidade tem em seu foco o uso eficiente e a conservação de recursos naturais. Quando se fala de economia circular aprofunda se o conhecimento de que a reciclagem e reutilização de materiais para que se possa estender sua vida útil e assim diminuir as perdas. Como será que o setor de varejo de combustíveis está abordando esses princípios e como ele pode ser ampliado melhorando o meio ambiente e gerando menos impacto no ecossistema circular?

Pensar e fomentar a sustentabilidade tornou-se fundamental na indústria de varejo de combustíveis, impulsionada pela conscientização ambiental dos consumidores e metas de descarbonização. A indústria está adotando iniciativas verdes para reduzir a pegada de carbono e promover mudanças duradouras. A economia circular, focada na redução de resíduos e reutilização de materiais, mostra grande potencial, com apenas 7,2% dos materiais atualmente reciclados. Além disso, a transição para uma economia verde pode criar até 24 milhões de empregos globalmente, segundo a OIT. 

“A colaboração é um impulsionador essencial da sustentabilidade no setor e a base para a construção de um ecossistema circular. Seja para redução de desperdício de alimentos, promoção de utensílios reutilizáveis, desbloqueio de recibos digitais ou reciclagem de borra de café, a parceria com as organizações certas permite que ambas as partes criem sinergias que fomentem ciclos virtuosos. Este modelo foi replicado em todo o mundo, servindo como ponto de partida para empresas de todos os tamanhos desenvolverem suas próprias estratégias circulares.” (www.mobilityplaza.org) 

Operações em larga escala trazem maiores oportunidades, permitindo que marcas líderes em todo o mundo levem a circularidade um passo adiante ao desenvolver suas próprias soluções em vez de depender apenas de parcerias. Por exemplo, a YPF desenvolveu sua própria solução Y-Algae , um sistema de microalgas que recicla CO₂ em oxigênio e biomassa. Painéis solares são outra tendência adotada por marcas líderes em todo o mundo com recursos para investir em soluções de alto custo, pois essa estratégia geralmente vem com despesas adicionais, incluindo sistemas de bateria e tecnologia de armazenamento de energia.  

Outra abordagem eficaz é projetar locais que adotem a sustentabilidade desde o início. Este conceito é particularmente prevalente em estações de carregamento de veículos elétricos (VE), em grande parte devido à sua integração de fornecimento de energia limpa ou ao uso de materiais de construção sustentáveis. No entanto, estações de abastecimento tradicionais também podem adotar este conceito, como exemplificado pela Helios House , um local da marca BP em Los Angeles. Ao combinar materiais reciclados para construção, painéis solares e sistemas de eficiência energética, este local reformado coloca a circularidade em seu núcleo. 

No Brasil, as iniciativas vindas do varejo de combustíveis, os conhecidos donos de postos de gasolina ainda são pequenas, mas já começam a chamar a atenção como por exemplo o desenvolvimento de um aplicativo de fidelidade que promove a compensação de carbono realizada pelos clientes dos postos de combustíveis. Através deste modelo o revendedor de combustíveis pode agir diretamente do processo de transição energética diminuindo as emissões dos seus clientes e promovendo a consciência ambiental. Este aplicativo fornecido pela empresa ClubCarby, permite uma interatividade mais forte com o novo consumidor que, além de estar altamente conectado, está cada dia mais consciente ambientalmente. 

A mensagem principal, extraída de diversos relatórios, apontam que há uma necessidade da construção de um ecossistema circular que abranja diversos setores em conjunto e não de forma isolada. O objetivo principal, além do processo de transição energética limpa, é engajar o consumidor final neste novo ecossistema. pontos importantes para que se gere um engajamento forte dos clientes, são a compreensão e formação de hábitos. 

Para criar um ambiente de engajamento é necessário que os varejistas comuniquem seu comprometimento e suas ações com a sustentabilidade de forma efetiva e frequente, para que além do público que já tem o viés do ecologicamente correto, essas práticas possam chamar a atenção daqueles que ainda não tem o hábito de olhar para os problemas do ecossistema ambiental. 

Neste caso, podemos afirmar que o marketing é fundamental no processo de irradiação das ideias que são focadas na economia circular e na criação desse ecossistema que permitam ações de reutilização, diminuição de desperdício, melhor uso dos materiais existentes e, no caso dos postos de combustíveis, a compensação do carbono CO2 emitido pelos veículos. 

Um estudo da McKinsey & Company descobriu que produtos com alegações ESG cresceram 28% entre 2017 e 2022 e que marcas com mais de 50% de vendas de produtos ESG têm maior fidelidade do cliente. Isso mostra o apoio do consumidor à sustentabilidade, mas integrar a circularidade eficientemente depende de entender o comportamento do consumidor. Quando muitos clientes já praticam a separação de resíduos, é mais fácil introduzir iniciativas semelhantes. A adoção dessas iniciativas está ligada à adoção de abordagens circulares no setor, criando um ecossistema mais verde e competitivo. 

A plataforma ClubCarby gera valor, galonagem futura e fidelização viável para postos.

Oferecemos cashback sustentável através da participação ativa no mercado de carbono, efetuando junto com o posto a compensação de carbono automática para seus clientes, além de entregar de forma transparente o melhor do cashback, resultando em fidelização sustentável e diferenciação regional, através de tecnologia pioneira e exclusiva no país.

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

AS TARIFAS SOBRE O ETANOL IMPORTADO, MOSTRAM A IMPORTÂNCIA A INDÚSTRIA DO ETANOL PARA OS EUA, ENQUANTO NO BRASIL PARECE SER DEIXADO DE LADO! 

AS TARIFAS SOBRE O ETANOL IMPORTADO, MOSTRAM A IMPORTÂNCIA A INDÚSTRIA DO ETANOL PARA OS EUA, ENQUANTO NO BRASIL PARECE SER DEIXADO DE LADO! 

Os recentes anúncios de Donald Trump sobre o Etanol importado pelos EUA, reascendeu a importância que o produto e sua cultura têm na economia do País. Sendo o maior exportador de

NOTA DE ESCLARECIMENTO: O VERDADEIRO CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS

NOTA DE ESCLARECIMENTO: O VERDADEIRO CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS

Hoje, 17/02/25 em sua fala, o Presidente mencionou os preços dos combustíveis, mas deixou de ser verdadeiro ao não apresentar todos os componentes que influenciam diretamente no valor final pago

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNDO PASSAM A OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE COM MAIOR FOCO. E QUANTO AO BRASIL?

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNDO PASSAM A OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE COM MAIOR FOCO. E QUANTO AO BRASIL?

A sustentabilidade tem em seu foco o uso eficiente e a conservação de recursos naturais. Quando se fala de economia circular aprofunda se o conhecimento de que a reciclagem e

A MEMÓRIA DO CLIENTE E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO

A MEMÓRIA DO CLIENTE E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO

O mercado da revenda tem passado por mudanças mercadológicas incríveis nos últimos anos. Tudo isso começou com as redes sociais e a popularização dos smartphones. As relações de consumo têm

O PODER DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES 

O PODER DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES 

Não se trata mais de ter ou não ter. Qualquer loja do varejo TEM quer ter um sistema que mantenha um contato direto com o consumidor, mantendo diálogo e trocando

SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE TRABALHA PARA VOCÊ OU VOCÊ TRABALHA PARA ELE? 

SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE TRABALHA PARA VOCÊ OU VOCÊ TRABALHA PARA ELE? 

A lógica de se ter um sistema é fazê-lo trabalhar para sua empresa, para você. Potencializar ações, melhorar dinâmicas e fazer crescer os resultados. Mas alguns programas são apenas trazedores

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip