OS MAIORES AVANÇOS QUE SE TEVE NO MUNDO DE VENDA VIRTUAL FORAM NO ESTOQUE E ENTREGA. DOIS E’s FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER EMPRESA, SEJA DO VAREJO OU DA INDUSTRIA, ALCANÇAR ALTOS VOLUMES DE VENDAS.
Em artigo recentemente publicado no Blog do Errejota, tratamos da Smart Retails, um conceito que vem A pouco tempo transformando a forma do varejo de enxergar todas as ferramentas tecnológicas que ajudam os processos internos e externos de vendas e relacionamento com o cliente. Nesse artigo abordaremos um ponto fundamental no processo de vendas de qualquer loja de varejo, posto de combustíveis ou loja de conveniência: Controle de estoque.
Num mercado altamente competitivo o controle de estoque é fundamental para que as vendas fluam tranquilamente pelo mês vigente proporcionando a equipe de vendas o suporte necessário para atender seus clientes. Durante décadas o mercado de postos de combustíveis trabalhou com o “índice de ‘feeling'” do revendedor, mas popularmente conhecido como “olhômetro”. Basta medir os tanques do posto, verificar a disponibilidade de carga para entrega, calcular o tempo de chegada e fazer o pedido.
Cuidar do estoque dessa forma dá muito certo, em ambientes altamente tranquilos e sem oscilações, geralmente com um ou até três unidades. Mas quando o negócio está envolto em um mercado cercado de concorrentes, guerras de preço a todo momento, o simples olhar e cálculo matemático de entrega versus venda pode ser fatal e transformar um pesadelo para seu resultado: A RUPTURA! Quando chego num supermercado com mais de 30 mil itens e algo falta, até entendo. alguma coisa sempre escapa, porém chegar num posto de combustíveis que vende basicamente 3 produtos e não encontrar, é quase uma decretação de morte.
Claro que existem diversos fatores externos que são totalmente fora da gestão do empresário. O problema é que com a tecnologia disponível hoje, ficar sem gasolina, diesel ou etanol por motivos de falha de pedido, podem levar seu negócio a uma lucratividade menor que a ideal. Por isso gerir os estoques com as ferramentas e procedimentos certos, podem até dar um pouco de trabalho, mas pouparão o negócio de amargar prejuízo pela falta do produto.
Você pode até não controlar todos os fatores externos, mas você consegue controlar os internos? Consegue ter na palma da mão os volumes de cada produto, em cada unidade de forma real? Consegue acessar parâmetros de vendas do seu sistema que apontem o momento de vendas e não apenas um gráfico de período? Você precisa de mais. Clique no banner abaixo e conheça uma ferramenta que chegou para te ajudar nessa importante tarefa: