Pesquisa da Deloitte em 30 países com mais de 31.000 entrevistados trouxe um cenário importante de análise de tendencias para o mercado de mobilidade. As questões foram muito bem alinhadas e a metodologia faz desse estudo um excelente ponto de esclarecimento dos caminhos trilhados pelos consumidores no que tange a eletrificação das frotas.
Apesar da forte propaganda e da quantidade gigante de matérias em jornais e blogs indicando o caminho da eletrificação das frotas, crescimento das vendas de veículos elétricos, campanhas promotoras das soluções ambientais envolvendo os EVs, a pesquisa demonstra um receio da mudança total de combustível, apesar do aumento da preocupação ambiental, as questões envolvendo as operações de recarga ainda são obstáculo para o veículo 100% elétrico.
Por mais de uma década, o Global Automotive Consumer Study da Deloitte rastreou as principais tendências que moldam o ecossistema de mobilidade. A edição de 2025 extrai insights de mais de 31.000 entrevistados em 30 países. As descobertas deste ano destacam um cenário diferenciado onde as preferências por motores de combustão interna (ICE), a mudança para veículos elétricos (EVs), a adoção de tecnologia conectada e a Mobilidade como Serviço (MaaS) convergem para redefinir as expectativas do consumidor. (Mobility Plaza)
O consumidor norte americano lidera a preferência pelos veículos a combustão mesmo sendo um país, que em números absolutos só perde para a China no quesito de eletrificação de frotas, os carros a combustão estão na preferência de compra do tio Sam. O Brasil não foi pesquisado, ficando de fora desse excelente mapa mundial de eletrificação, o que nos impede de qualificar a preferência do consumidor brasileiro. porém, baseado num alinhamento mercadológico existente entre Brasil e Estados Unidos podemos pressupor uma linha parecida com o resultado americano.
A pesquisa mostrou também o grande desafio que as estações de recarga vão ter para convencer os consumidores a carregarem seus veículos elétricos fora de casa, viste o que na maioria dos países pesquisados a preferência é pelo carregamento no lar. Vimos na NACS 2024 a preocupação das muitas lojas de conveniência em tirar o consumidor de dentro do veículo elétrico, durante o momento de recarga, para entrar e consumir. Essa pesquisa mostra que o desafio é muito maior visto que o universo de consumidores que vão carregar seus veículos fora de casa será bem menor.
A pesquisa é muito ampla e traz muitos resultados interessantes que podem nortear tanto a indústria conta a distribuição, assim como a revenda de combustíveis e lojas de conveniência orientando estratégias para entender os caminhos percorridos pelo consumidor, seja na eletrificação da frota, onde os consumidores tem a preferência dos carros elétricos, ou da maioria dos consumidores que ainda escolhem os modelos a combustão.
O ano de 2025 começou agora e já promete reflexões importantes sobre essa enxurrada de carros elétricos que chegaram ao Brasil, mas que ainda significam um percentual pequeno dentro do gigantesco mercado de veículos leves que rodam todos os dias pelas estradas do Brasil. A verdade é que muitas empresas tomaram decisões erradas, ou demasiadamente infladas por previsões, curvas numéricas e impressões de mercado que não se consolidaram no ano de 2024, mesmo tendo sido um ano de recorde de vendas de carros elétricos aqui no Brasil, o realizado não chegou nem perto das previsões.
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