ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO É TALVEZ O PASSO MAIS IMPORTANTE PARA APROVEITAR ESSE PODERIO ENERGÉTICO COM DIFERENCIAL COMPETITIVO IMENSO QUE O BRASIL POSSUI. O NOSSO OURO BRANCO!
O primeiro investimento é na revenda de combustíveis, que precisa abraçar essa ideia. Já tenho dito em diversos artigos que se deve parar de vender gasolina, parar no sentido de mudar a visão e focar em outras opções, não no sentido literal. O etanol é um produto que se pode agregar valor, principalmente os valores em pauta nos dias de hoje. Gera mais empregos, polui menos e ajuda a despoluir o meio ambiente com seus plantios e colheitas.
O revendedor precisa abraçar essa ideia até mesmo para garantir a sobrevivência do seu modelo de negócio. Carregadores elétricos podem ser colocados em qualquer lugar, ser manuseados por qualquer pessoa, sem necessidade de uma logística ativa por trás. Concorrer diretamente com esse modelo pode sucatear os postos brasileiros. Precisamos aprender a vender etanol.
O segundo investimento é no consumidor. Passamos décadas acreditando na famosa conta 70/30. Preciso dizer isso para você: ELA MORREU. Não existe mais essa diferença, os carros mudaram, a gasolina mudou e nada foi feito para tirar essa imagem de que o etanol não rende tanto. Rende sim. Em alguns casos rende bem próximo a gasolina, mas para isso é preciso mudar a cultura de que uma conta exata, de décadas atrás, define isso e começar desafiar o consumidor a fazer sua conta.
“O consumidor não gosta do etanol por que tem que ir mais vezes ao posto de combustível”. Mito! Você é comerciante, tem um produto que aumenta a frequência do seu cliente no seu estabelecimento, e você investe em outro produto que diminui as vezes que seu cliente te visita? Como assim? A revenda precisa entender que fazendo parte do varejo, a mudança de gestão tem que ser estratégica. Não dá para ficar esperando e focando energia nas ações e decisões que não podem ser controladas pelo revendedor.
Adote o etanol no seu posto, mude a visão dos seus colaboradores e clientes. Inicie essa corrente dentro do seu negócio. Comece a aprender a vender produtos que possam agregar valor, ao meio ambiente, a sociedade e ao seu negócio. Faça os testes, deixe sua SUV a diesel de lado um pouco e experimente o etanol. Veja como esse produto, brasileiro, que ajuda o meio ambiente e gera empregos para famílias pode mudar os rumos da transição energética do país e ainda assim fortalecer o seu negócio.
Uma das formas de se impulsionar o etanol no seu posto é usar um programa de fidelidade que possa ajudar a identificar os consumidores, premiar de forma distinta e incentivar o seu cliente dando motivos para ele voltar. Clique na imagem abaixo e saiba mais como potencializar as vendas do seu posto.