Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE PRECISAMOS APRENDER COM AS FARMÁCIAS AMERICANAS?

Nesses quase 4 meses de viagem pelos EUA não poderia deixar de falar sobre o impacto que o setor de farmácias tem no varejo do tio Sam. O mercado farmacêutico brasileiro é intenso e também um exemplo a ser seguido de mix, posicionamento, marca e atendimento.

As farmácias americanas tem tudo o que se precisa ou se pode encontrar em qualquer loja de varejo, isso mesmo. Claro que resguardadas as questões de público e localização. O mix de produtos está longe de ser padronizado e atende especificamente a região do raio de ação daquele estabelecimento.

Pode-se citar roupas, brinquedos, alimentos prontos, alimentos especiais, eletro eletrônicos, instrumentos musicais, cartões diversos como o pass de pedágio, artigos para casa. Uma infinidade de produtos que faz a farmácia parecer uma loja de departamento. Afinal, o consumidor que compra apenas medicamentos não existe, ele compra tudo. As farmácias americanas são de todo tamanho, parecido com a diversidade brasileira, mas quanto mais localizado em áreas residenciais, os estabelecimentos proporcionam uma variedade de produtos e serviços que você não encontra por exemplo no centro.

Essa possibilidade de gerir seu mix de acordo com o público é tão normal e enraizado nos EUA que parece que estamos atrasados nisso, quando na verdade não. Apenas o varejista e empresário brasileiro não tem o hábito de gerir seu layout de loja considerando dados demográficos, estudos de caso, pesquisa de mercado e finalmente um plano de negócios em que se possa vislumbrar e antecipar os dissabores e obstáculos a enfrentar.

Esse planejamento estratégico é tão evidente no setor farmacêutico americano que eles ampliam seu leque de opções como contraponto ao varejo que, sempre que pode, está oferecendo produtos e serviços farmacêuticos. Lá se pode chamar de briga de gigantes. O Walmart costuma ter farmácia nas suas lojas maiores, em que apenas o balcão com medicamentos controlados fica fora do alcance do consumidor, enquanto todos os demais produtos, também vendidos pelas farmácias e até mesmo no supermercado, ficam expostas em gondolas no meio da loja em que quando você passa, não se dar conta de que está na farmácia e sim no mesmo ambiente da loja que entrou.

Esse formato é tão comum por lá que ajuda no processo de acesso do cliente a produtos, mesmo que você encontre naquele setor, produtos que também estão em outro dentro do supermercado. Chance dupla de se comprar algo. Essa mentalidade focada em vendas que precisamos aprender com o mercado americano. Ele é altamente voltado para o consumo e para isso tem que predispor o máximo de produtos, facilitando extremamente a vida do cliente tornando o fluxo suave e sem atritos.

Trecho do livro – Vivendo o Varejo Americano: Uma viagem no coração do consumo Ed. Offset. 2024

Esse conteúdo é um oferecimento de PromoflexLance seu próprio aplicativo de fidelidade em poucos dias e veja suas vendas decolarem.

Conheça o PROMOFLEX, onde você pode lançar seu próprio clube de fidelidade e obter resultados surpreendentes! Nossa plataforma é white label, e sua empresa pode criar um clube de fidelidade com a sua marca. Além de lançar seu aplicativo, sua empresa pode ter toten de auto atendimento ou tablet para acúmulo, resgate automatizado de benefícios, consulta de prêmios, extrato, e impressão de vouchers com um visual totalmente dinâmico.

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

POR QUE O CONFLITO DE ISRAEL COM O IRÃ ESTÁ IMPACTANDO NO PREÇO DE PETRÓLEO NO OCIDENTE SE ELES NÃO VENDEM AQUI?

POR QUE O CONFLITO DE ISRAEL COM O IRÃ ESTÁ IMPACTANDO NO PREÇO DE PETRÓLEO NO OCIDENTE SE ELES NÃO VENDEM AQUI?

Se os últimos meses podem servir de parâmetro, a chance da Petrobras fazer um reajuste é baixa. Na sua comunicação, ela deixa bem claro que não pretende repassar a volatilidade

51% DOS COMPRADORES DO TESLA ESTÃO VOLTANDO PARA CARROS A COMBUSTÃO!

51% DOS COMPRADORES DO TESLA ESTÃO VOLTANDO PARA CARROS A COMBUSTÃO!

Em 2020 76% dos donos de Tesla retornavam para os veículos a combustão, e o principal motivo para a perda de clientes é a concorrência de montadoras mais tradicionais "Um

O CEO E PRESIDENTE DA FORD JIM FARLEY VISITOU FÁBRICA CHINESA DE ELÉTRICOS E SE IMPRESSIONOU COM OS CARROS QUE DIRIGIU

O CEO E PRESIDENTE DA FORD JIM FARLEY VISITOU FÁBRICA CHINESA DE ELÉTRICOS E SE IMPRESSIONOU COM OS CARROS QUE DIRIGIU

COMO RESULTADO DESSA VISITA, IMPORTOU 6 MODELOS ELETRICOS PARA ANÁLISE DE SEU CORPO DIRETOR, COMO FORMA DE ABRIR OS OLHOS DA GIGANTE AMERICANA PARA O QUE VIU E SENTIU.  O

POR QUE O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM FRENTISTAS NOS POSTOS? 

POR QUE O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM FRENTISTAS NOS POSTOS? 

UMA REFLEXÃO SOBRE O MERCADO AMERICANO E SUA MANIA DE AUTONOMIA Quando se fala em mercado autônomo, se pensa logo em muito dinheiro com câmeras, softwares e equipamentos altamente tecnológicos

LOJAS DE CONVENIÊNCIA SÃO MAIS CARAS QUE SUPERMERCADOS SOMENTE NO BRASIL?  – A RESPOSTA É NÃO! 

LOJAS DE CONVENIÊNCIA SÃO MAIS CARAS QUE SUPERMERCADOS SOMENTE NO BRASIL? – A RESPOSTA É NÃO! 

Fazer compras em uma loja de conveniência no Reino Unido pode custar até 1/5 a mais do que comprar os mesmos itens nas mesmas filiais das empresas de lojas de

MERCADO DE PROXIMIDADE E FOOD MARKET – VAREJO AMERICANO 

MERCADO DE PROXIMIDADE E FOOD MARKET – VAREJO AMERICANO 

É preciso muita pesquisa, compreender o público que você quer atender e o que frequenta seu estabelecimento. Muito do que se tem falado sobre mercado de proximidade no Brasil, já

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip