Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS NOTIFICAÇÕES DOS PROCONS ESTADUAIS AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS?

TODAS AS VEZES QUE EXISTE MOVIMENTAÇÃO DE PREÇOS NA PETROBRAS, AS DISTRIBUIDORAS REPASSAM, AS VEZES ATÉ MAIS, E A BRONCA RECAI NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS…

Então os órgãos de defesa do consumidor, mais conhecidos como “Procons” entram em cena notificando os postos sob a suspeita de prática de preço abusiva. Num estado democrático de direito, todo cidadão ou empresa deve ser tratada com a máxima de “inocente até que se prove o contrário”, mas sabemos que no tribunal da tv e das redes sociais, não funciona bem assim.

A lei de livre comércio, ou liberdade de mercado é clara ao determinar que os preços de combustíveis nos postos são livres, podendo o revendedor praticar o preço que lhe for conveniente para seu negócio, assim como os demais negócios, salvos aqueles que tem impacto social, o que não é o caso dos combustíveis, que já foram declarados como produtos essenciais, para garantir menos abuso nos impostos pelo governo passado, o qual foi derrubado pelo governo atual que é insaciável por arrecadação. Preço voltou a subir…

Voltamos a era em que esse vídeo abaixo fez muito sucesso… Assista para refletir novamente:

PARA ONDE VAI O SEU DINHEIRO QUANDO VOCÊ ABASTECE GASOLINA?

Claro que o governo se esconde na máxima de que o posto revendedor é o culpado e passa a cobrar mais impostos e pronto. O Procon, como órgão governamental estadual, tem o dever de fiscalizar as relações entre empresas e consumidor para fazer valer o código do consumidor e não permitir abusos. Neste ponto a legislação começa a dá um nó. O mercado é livre mas não pode abusar, mas não se determina o que é ou não abuso na lei. Assim fica difícil de se resolver algo, porque o Procon só tem poder de fiscalizar empresas que tem contato direto com o consumidor, no caso dos combustíveis, em que os vilões dos preços altos são refinadores, governo e distribuidoras, o Procon não pode nem visitar.

Falácia midiática. Isso sim que alguns Procons fazem no intuito de criar uma propaganda positiva para o órgão e ganhar crédito politico, porque de efetivo, essas notificações não dão em nada. Nada de multa ou punição, visto que a constituição é clara na liberdade do comércio, mas o consumidor não sabe disso e vibra ao saber que o órgão fiscalizador “notificou” alguém pelos altos preços dos combustíveis sem saber quem são os verdadeiros culpados que se escondem na ignorância dos clientes e na má vontade da mídia de jogar a luz sobre o tema.

Tem uma playlist com 47 vídeos no Canal do Errejota que explicam o porquê da gasolina ser tão cara no Brasil. Recomendo que assistam, reflitam e compartilhem:

A revenda de combustíveis está inserida no novo varejo em que margens apertadas, alto fluxo e muita concorrência impedem os postos de “abusarem” nos preços. O consumidor tem opção e tem que ficar atento a promoções miraculosas, visto as ações policiais contra grupos que fraudam e enganam no mercado e prejudicam os postos corretos em primeiro lugar. São verdades duras mas que devem ser ditas. Enquanto os Procons e o consumidor ficarem achando que o problema dos preços está no posto revendedor, nunca irá se resolver e teremos combustíveis caros e abusivos desde o início da sua cadeia.

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

Numa época em que se discute tanto a abusividade das escalas de trabalho, é importante entender como se molda uma cultura do consumidor e como tentar resolver questões de competitividade

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

Vivemos um momento quase que único na história mundial quando o discurso e o debate ambiental tomaram conta das relações entre governos e empresas e começam a se espalhar entre

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

O MOVIMENTO VIDA ALÉM DO TRABALHO - VAT GANHOU FORÇA NAS REDES SOCIAIS APÓS ALGUNS ESTUDOS COMPROVAREM QUE A SEMANA DE 4 DIAS TORNA A PRODUTIVIDADE MAIOR OU NA PIOR

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

Inovar significa fazer algo novo, melhorar. Melhorar significa fazer algo para facilitar a vida de alguém, no caso do varejo, facilitar a vida do cliente, mas a pergunta que fica:

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

Existe uma conta chamada 70/30 onde se descobriu, no passado, que quando a diferença de preço do etanol for 30% mais barata que gasolina, a rentabilidade se iguala. Se passar

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

Desde sua criação, o PIX tem trazido inovações e desafios para os meios de pagamentos. Desde o fim das TEDs e popularização das contas bancárias com movimentações de pequenos valores.

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip