Não se trata mais de ter ou não ter. Qualquer loja do varejo TEM quer ter um sistema que mantenha um contato direto com o consumidor, mantendo diálogo e trocando não só informações, mas premiando, agraciando a fidelização exercida pelo cliente.
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Toda relação, para ser saudável, deve ser movida a trocas. O consumidor trás um monte de informações e em troca te dá acesso à boa parte da vida dele. A empresa então o presenteia por cada compra com pontos, bônus, prêmios, descontos ou cashback. Às vezes, parece coisa só pode ser feito por empresas multinacionais, grandes conglomerados, mas não. Os avanços tecnológicos provaram que o pequeno varejo também pode.
Os programas de fidelidade são uma porta para a troca de informações de modo lícito e aberto, proporcionando ao cliente um canal de comunicação de duas vias. Pode até parecer mais do mesmo, mas premiar o cliente que compra com você, transforma a jornada dele mais suave, compensadora, animadora e trás o sentimento de reciprocidade e de ganho. Tudo é favorável, desde que as regras sejam claras e escalonadas.
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Não adianta um programa de fidelidade impossível de ganhar bons prêmios. Pense em toda a jornada, ofereça bônus por informação, por mais detalhes do dia a dia, não só da compra. Pense na jornada inteira. O que motivou ele a sair de casa e comprar pão na sua padaria, sendo que várias empresas entregam na casa dele? Por que ele vai comprar cerveja na sua loja se tem diversos aplicativos que deixam na porta dele, bem geladinha?
Veja como é importante você dizer para esse cliente que reconhece seu esforço e que sua jornada merece um bônus extra, assim que ele compartilhar sua história, seus desafios e sua experiência de compra. E assim a sua loja entrará no mercado de proximidade, não só por ser perto da casa dele, mas por fazer parte de sua vida, por entender que as motivações dele, às vezes sem importância para seus parentes e amigos, é importante para você.
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Não existe ferramenta mais eficaz que um programa de fidelidade. Se sua loja não tem, chegou a hora de ter. Se seu posto não usa, então passou do tempo de ofertar. Se não sabe como fazer busque no mercado, existem diversos programas. Busque os que tem funcionalidades que atendem a expectativa estratégica do seu negócio.
Se quer fazer com a distribuidora, certifique-se de que terá acesso às informações, caso contrário, você apenas jogará seus clientes nas mãos de outros, quem sabe até de futuros concorrentes. A lógica de se conectar com seu cliente é poder falar com eles sempre que precisar, e não quando seu fornecedor achar adequado. Isso não é mercado de proximidade. Não perca tempo em começar, pois isso é para ontem.
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