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MERCADO DE PROXIMIDADE E FOOD MARKET – VAREJO AMERICANO 

É preciso muita pesquisa, compreender o público que você quer atender e o que frequenta seu estabelecimento.

Muito do que se tem falado sobre mercado de proximidade no Brasil, já é vivido intensamente no varejo americano. Como já tenho afirmado em artigos e palestras, o varejo americano é muito intenso e, por isso, as coisas rodam mais rápido por lá. Conceitos como os de localização da loja, supermercado, lanchonete ou restaurante, são mais intensos e muito essenciais no dia do consumidor americano. Precisamos entender que a proximidade é relacionada ao consumidor, nisso um ponto de venda bem localizado é importante, mas não mais decisivo para o processo de compra do cliente.  

É preciso entender que a mudança de comportamento do consumidor excede a máxima do cliente ir atrás do produto. Essa mudança ocorreu devido aos grandes avanços da logística junto com o crescimento do e-commerce que possibilitou que o produto chegue aonde o consumidor está, de forma rápida, segura e barata. Ultrapassando as barreiras da burocracia, dos atritos gerados em atendimento físico e proporcionando um bem que o consumidor está dando mais valor a cada dia: o seu tempo.  

No início dos anos 2000 essa intensidade moveu a estrutura de compra do consumidor que passou a ficar mais exigente no processo de compra. Em tempos não tão distantes, a única forma de se adquirir um produto imediatamente era somente em lojas físicas. Hoje em dia, o consumidor consegue comprar 36 de empresas como a Amazon e receber, dependendo da cidade, no mesmo dia.  

Veja como algo simples mudou a configuração de decisão do consumidor que, muitas vezes prefere escolher um produto no site, comprar pelo aplicativo e pegar na loja física no mesmo dia, ou até mesmo receber em casa algumas horas depois, do que ter que se deslocar para uma loja física, estacionar, enfrentar seus corredores e gôndolas, algumas vezes mal sinalizados, enfrentar longas filas de pagamento e fazer o caminho de volta para casa.  

Podemos classificar Mercado de Proximidade como o conceito de estar perto do consumidor seja na escolha, na compra e no recebimento do produto, sempre ofertando facilidades e diminuindo os atritos. Nos EUA, talvez o consumidor mais exigente do mundo, há uma quantidade muito grande de possibilidades no sistema de compras do varejo. Opções a mais para o consumidor, que fazem o momento da escolha mais seletivo e diverso.  

Trecho do livro – Vivendo o Varejo Americano: Uma viagem no coração do consumo Ed. Offset. 2024

Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto. 

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Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

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