Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IMPOSTOS SOBRE OS COMBUSTÍVEIS SÃO ALTOS NO MUNDO TODO, POR QUE NO BRASIL O IMPACTO É MAIOR? 

Os Estados Unidos lideram os menores impostos sobre os combustíveis no mundo, o que não chega a 27%. Reino unido passa dos 68% enquanto no Brasil repousa próximo dos 50%. E deve aumentar mais ainda em fevereiro de 2025 com o aumento da cobrança nominal do ICMS. 

A primeira reflexão que fazemos é que o Brasil não é o país que mais cobra impostos sobre os combustíveis, mas também está longe do menor. O dado mais preocupante nesse caso é o fato da dependência do governo dessa arrecadação, visto que cerca de 50% da arrecadação brasileira vem da taxação de bens e produtos, contra 23% nos países desenvolvidos. 

Essa fragilidade tributária mostra que o Brasil tem menor poder de compra que os demais, com altos preços, indústria ineficiente, importação alterada por câmbio desfavorável entre outros. O debate em cima dos impostos de forma nominal é infrutífero. Tem que se mudar todo o processo e alterar as estruturas que fundamentam uma má utilização desses impostos recolhidos. 

Pagar 68% de impostos sobre o combustível no Reino Unido e contar com sistema de transportes eficientes, altamente modernos e seguros, contar com saúde, educação e segurança faz com que o sentimento por trás desse pagamento se torne mais suave, alterando assim a visão do contribuinte. Aqui no Brasil, além de se pagar impostos altos, a necessidade de arcar com todos esses pontos tira poder de compra da moeda brasileira diminuindo o bem estar do contribuinte brasileiro. 

De acordo com a Opep, a média dos países da OCDE apresenta 53,8% de imposto sobre o preço final, enquanto a média do grupo do G7 é de 56,4%.  

Veja o percentual de impostos no preço final de combustíveis em alguns países:  

  1. Reino Unido: 68,9%  
  1. Itália: 66%   
  1. França: 63%  
  1. Alemanha: 60,5% 
  1. Brasil: 36,5%  
  1. Canadá: 36,2% 
  1.  EUA: 23,9%…  

Fonte: UOL Economia 

Por que países como Canadá e EUA conseguem cobrar bem menos impostos? Fica claro que esses países, continentais como o Brasil, tem volume gigantesco que torna a arrecadação maior. No caso do Brasil o fator de má utilização dos impostos, cadeia logística atrasada e desvio de recursos são os principais causadores da falta de fé do cidadão brasileiro.  

Veja que mesmo com sistemas eficientes e bom uso dos impostos, esses países são cobrados o tempo todo, por suas populações, sobre o uso e o valor cobrado dos impostos. Não se trata de fechar os olhos, mas de se estar vigilante na cobrança, mas também na utilização desses impostos recolhidos. 

O governo anterior fez algo inédito em solo brasileiro, conseguiu baixar os altíssimos impostos estaduais, chamados de ICMS, para 17% como teto máximo, além de determinar a cobrança de forma nominal e não percentual sobre o preço de venda nos postos, tornando o imposto menor e mais transparente. Quase tudo isso foi desfeito pelo atual governo assim como teremos aumento nesse imposto agora em fevereiro de 2025. 

A cultura americana enraizada no consumidor joga a culpa dos aumentos e preços desenfreados de produtos e serviços para o governo, pressionando assim o órgão regulador da sociedade a criar, moldar e manter praticas que ajudem a economia a ‘rodar’ de forma mais significativa. O consumidor brasileiro não consegue fazer essa associação e acaba jogando a culpa para a ponta ou seja, o varejo, com a cultura de demonizar o empresariado, deixando o governo de fora e livra para não tomar atitudes que reforcem a economia e infraestrutura para melhorar o comercio. 

O livro VIVENDO O VAREJO AMERICANO: UMA VIAGEM NO CORAÇÃO DO CONSUMO trás uma visão sobre esses traços culturais evidenciados e comparados

Os impostos são altos e qualquer alteração desse quadro vai ficar mais difícil após a nova reforma tributária que criou um dos maiores impostos sobre consumo do mundo. Alta carga tributária sem investimentos torna o país menos competitivo e mais caro, tanto para exportar quanto para seu consumidor. Esse é o pior viés do Brasil. 

Esse conteúdo é um oferecimento de PromoflexLance seu próprio aplicativo de fidelidade em poucos dias e veja suas vendas decolarem. 

Conheça o PROMOFLEX, onde você pode lançar seu próprio clube de fidelidade e obter resultados surpreendentes! Nossa plataforma é white label, e sua empresa pode criar um clube de fidelidade com a sua marca. Além de lançar seu aplicativo, sua empresa pode ter toten de auto atendimento ou tablet para acúmulo, resgate automatizado de benefícios, consulta de prêmios, extrato, e impressão de vouchers com um visual totalmente dinâmico. 

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

CONSUMO SECUNDÁRIO: COMO VENDER O QUE O CLIENTE NEM SABE QUE PRECISA?

CONSUMO SECUNDÁRIO: COMO VENDER O QUE O CLIENTE NEM SABE QUE PRECISA?

“O consumidor tem pressa e, por isso, abastecer o carro é só um detalhe no meio de outras urgências.” — Roberto James Você já parou para pensar que a maioria

O CONSUMIDOR TEM PRESSA. VOCÊ CONSEGUE ACOMPANHAR?

O CONSUMIDOR TEM PRESSA. VOCÊ CONSEGUE ACOMPANHAR?

Em um mercado onde o tempo é o novo bem mais precioso, este artigo apresenta os principais insights do livro O Consumidor Tem Pressa: Corra com Ele ou Corra Atrás

AUTOATENDIMENTO: LIBERDADE DE ESCOLHA OU AMEAÇA AO VAREJO BRASILEIRO?

AUTOATENDIMENTO: LIBERDADE DE ESCOLHA OU AMEAÇA AO VAREJO BRASILEIRO?

Durante minha jornada de 100 dias imerso no varejo americano, uma coisa ficou muito clara: o autoatendimento não é apenas uma tendência, é uma realidade consolidada, que respeita um dos

FRAUDE DA BOMBA BAIXA: O QUE TODO DONO DE POSTO PRECISA SABER 

FRAUDE DA BOMBA BAIXA: O QUE TODO DONO DE POSTO PRECISA SABER 

Você já deve ter ouvido falar — ou até ter sido fiscalizado — por conta da famosa "bomba baixa", uma prática ilegal em que a bomba entrega menos combustível do

ARGENTINA LIBERA O AUTOATENDIMENTO NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS! 

ARGENTINA LIBERA O AUTOATENDIMENTO NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS! 

Atendendo as expectativas liberais, o governo Milei libera, via decreto a opção de atendimento nos postos de combustíveis do país, a possibilidade de o cliente abastecer seu próprio veículo. O

BANCO ITAÚ DESCOBRE QUE A GERAÇÃO Z QUER VELOCIDADE NO CONSUMO… 

BANCO ITAÚ DESCOBRE QUE A GERAÇÃO Z QUER VELOCIDADE NO CONSUMO… 

Quem já leu o livro O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE já sabia disso. Porque na edição do fórum internacional do ano de 2022, esse

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip