É BOM E MAU! FÁCIL DE EXPLICAR. MAS É PRECISO ENTENDER QUE NEM SEMPRE O MAIS BARATO É O MELHOR NAQUELE EXATO MOMENTO E NOS MOMENTOS VINDOUROS.
A concorrência é o melhor regulador de mercado. Através das opções, o consumidor consegue ter opções e assim mantem o mercado com preços competitivos, melhor atendimento e sortimento. Então o que há de errado em guerra de preços, se ela atende o consumidor em geral que compra mais barato?
A guerra de preços desmedida acaba enfraquecendo o comercio e fazendo com que as empresas fiquem em dificuldade, dependendo da demora desse momento. Algumas empresas tiram seu resultado de outros negócios e acabam trabalhando com margem negativa para entrar nessas guerras, as vezes influenciada por egos de varejistas que se acham muito melhor e querem atrair o consumidor.
A primeira questão é que o cliente de preço só é fiel ao preço, por isso que no dia em que você quiser reposicionar para melhorar as margens, ou até sair do negativo, terá problemas em reter clientes conquistados com o fator preço.
Em artigo já publicado anteriormente, “O preço de fora para dentro”expliquei que a tentativa de se acompanhar preços dos concorrentes sem uma estratégia firmada, fazia com que as empresas começassem a reavaliar seus custos e despesas a partir do preço final formado. Assim, a empresa tinha que entrar cortando gastos e investimentos para garantir a estratégia de preços adotada com fundamento de acompanhar o mercado.
Aquilo que é muito bom no começo, por vender mais e atrair mais clientes acaba se tornando um pesadelo no médio prazo. Para os clientes também é ruim, porque com o enfraquecimento da concorrência e o fechamento de empresas, o mercado acaba se concentrando mais e tornando um futuro não tão interessante para aquele consumidor que comprava num preço médio, que caiu durante a guerra de preços mas acabou aumentando muito mais um tempo depois, pela diminuição da concorrência.
Veja a importância do consumidor entender mais dos mercados em que atua como comprador para que tome decisões saudáveis e importantes. Somos todos responsáveis, e achar que sai um entra outro pode ser fatal em alguns mercados monopolizados, que acontecem muito aqui no Brasil. O mais relevante é entender que o mercado saudável é o ideal e atende todo mundo de forma mais democrática. Ajudando o comércio a contratar mais, a manter os salários e fazer a roda econômica girar.
Precisamos também falar que, em alguns casos muito difíceis de se comprovar, as enormes diferenças de preços podem ser resultado de ilegalidades cometidas pelos agentes. Com esses casos o desconto obtido acaba se tornando um prejuízo muitas vezes não percebido diretamente. Basta verificar o caso das denuncias de que o PPC paulista estaria operando mais de 1.100 postos só no estado de SP. Por isso é importante ser ativo nas decisões e sempre desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
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