Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GUERRA DE PREÇOS NO VAREJO, É BOM OU MAU?

É BOM E MAU! FÁCIL DE EXPLICAR. MAS É PRECISO ENTENDER QUE NEM SEMPRE O MAIS BARATO É O MELHOR NAQUELE EXATO MOMENTO E NOS MOMENTOS VINDOUROS.

A concorrência é o melhor regulador de mercado. Através das opções, o consumidor consegue ter opções e assim mantem o mercado com preços competitivos, melhor atendimento e sortimento. Então o que há de errado em guerra de preços, se ela atende o consumidor em geral que compra mais barato?

A guerra de preços desmedida acaba enfraquecendo o comercio e fazendo com que as empresas fiquem em dificuldade, dependendo da demora desse momento. Algumas empresas tiram seu resultado de outros negócios e acabam trabalhando com margem negativa para entrar nessas guerras, as vezes influenciada por egos de varejistas que se acham muito melhor e querem atrair o consumidor.

A primeira questão é que o cliente de preço só é fiel ao preço, por isso que no dia em que você quiser reposicionar para melhorar as margens, ou até sair do negativo, terá problemas em reter clientes conquistados com o fator preço.

Em artigo já publicado anteriormente, “O preço de fora para dentro”expliquei que a tentativa de se acompanhar preços dos concorrentes sem uma estratégia firmada, fazia com que as empresas começassem a reavaliar seus custos e despesas a partir do preço final formado. Assim, a empresa tinha que entrar cortando gastos e investimentos para garantir a estratégia de preços adotada com fundamento de acompanhar o mercado.

Aquilo que é muito bom no começo, por vender mais e atrair mais clientes acaba se tornando um pesadelo no médio prazo. Para os clientes também é ruim, porque com o enfraquecimento da concorrência e o fechamento de empresas, o mercado acaba se concentrando mais e tornando um futuro não tão interessante para aquele consumidor que comprava num preço médio, que caiu durante a guerra de preços mas acabou aumentando muito mais um tempo depois, pela diminuição da concorrência.

Veja a importância do consumidor entender mais dos mercados em que atua como comprador para que tome decisões saudáveis e importantes. Somos todos responsáveis, e achar que sai um entra outro pode ser fatal em alguns mercados monopolizados, que acontecem muito aqui no Brasil. O mais relevante é entender que o mercado saudável é o ideal e atende todo mundo de forma mais democrática. Ajudando o comércio a contratar mais, a manter os salários e fazer a roda econômica girar.

Precisamos também falar que, em alguns casos muito difíceis de se comprovar, as enormes diferenças de preços podem ser resultado de ilegalidades cometidas pelos agentes. Com esses casos o desconto obtido acaba se tornando um prejuízo muitas vezes não percebido diretamente. Basta verificar o caso das denuncias de que o PPC paulista estaria operando mais de 1.100 postos só no estado de SP. Por isso é importante ser ativo nas decisões e sempre desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

Esse conteúdo é um oferecimento de Via Flex – Soluções de controle e logística para seu negócio

Acesse o link na imagem abaixo e conheça a Plataforma Digital Concilia para Controle de Estoques de Combustíveis, Lubrificantes, Arla e Produtos Químicos, bem como, a logística de reposição desses estoques, com o objetivo de eliminar perdas e desvios nos processos de distribuição e revenda desses produtos e redução dos custos logísticos de reposição.

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

POR QUE O CONFLITO DE ISRAEL COM O IRÃ ESTÁ IMPACTANDO NO PREÇO DE PETRÓLEO NO OCIDENTE SE ELES NÃO VENDEM AQUI?

POR QUE O CONFLITO DE ISRAEL COM O IRÃ ESTÁ IMPACTANDO NO PREÇO DE PETRÓLEO NO OCIDENTE SE ELES NÃO VENDEM AQUI?

Se os últimos meses podem servir de parâmetro, a chance da Petrobras fazer um reajuste é baixa. Na sua comunicação, ela deixa bem claro que não pretende repassar a volatilidade

51% DOS COMPRADORES DO TESLA ESTÃO VOLTANDO PARA CARROS A COMBUSTÃO!

51% DOS COMPRADORES DO TESLA ESTÃO VOLTANDO PARA CARROS A COMBUSTÃO!

Em 2020 76% dos donos de Tesla retornavam para os veículos a combustão, e o principal motivo para a perda de clientes é a concorrência de montadoras mais tradicionais "Um

O CEO E PRESIDENTE DA FORD JIM FARLEY VISITOU FÁBRICA CHINESA DE ELÉTRICOS E SE IMPRESSIONOU COM OS CARROS QUE DIRIGIU

O CEO E PRESIDENTE DA FORD JIM FARLEY VISITOU FÁBRICA CHINESA DE ELÉTRICOS E SE IMPRESSIONOU COM OS CARROS QUE DIRIGIU

COMO RESULTADO DESSA VISITA, IMPORTOU 6 MODELOS ELETRICOS PARA ANÁLISE DE SEU CORPO DIRETOR, COMO FORMA DE ABRIR OS OLHOS DA GIGANTE AMERICANA PARA O QUE VIU E SENTIU.  O

POR QUE O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM FRENTISTAS NOS POSTOS? 

POR QUE O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM FRENTISTAS NOS POSTOS? 

UMA REFLEXÃO SOBRE O MERCADO AMERICANO E SUA MANIA DE AUTONOMIA Quando se fala em mercado autônomo, se pensa logo em muito dinheiro com câmeras, softwares e equipamentos altamente tecnológicos

LOJAS DE CONVENIÊNCIA SÃO MAIS CARAS QUE SUPERMERCADOS SOMENTE NO BRASIL?  – A RESPOSTA É NÃO! 

LOJAS DE CONVENIÊNCIA SÃO MAIS CARAS QUE SUPERMERCADOS SOMENTE NO BRASIL? – A RESPOSTA É NÃO! 

Fazer compras em uma loja de conveniência no Reino Unido pode custar até 1/5 a mais do que comprar os mesmos itens nas mesmas filiais das empresas de lojas de

MERCADO DE PROXIMIDADE E FOOD MARKET – VAREJO AMERICANO 

MERCADO DE PROXIMIDADE E FOOD MARKET – VAREJO AMERICANO 

É preciso muita pesquisa, compreender o público que você quer atender e o que frequenta seu estabelecimento. Muito do que se tem falado sobre mercado de proximidade no Brasil, já

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip