Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GASOLINA SUBIU DE PREÇO DE NOVO? 

Às vésperas do aumento do ICMS, ainda sem justificativa alguma por parte dos governadores, o consumidor brasileiro tem feito essa pergunta mais vezes que o de costume. Mesmo com preços congelados pela Petrobras, conforme já explicado em artigos anteriores. 

A notícia parece ser sempre a mesma e o que mudam são os valores. Todo mês parece acontecer a mesma coisa, consumidor chega no posto de combustível e o preço está diferente da última visita, se o cliente for pesquisar na internet vai descobrir que faz mais de ano que a Petrobras não reajusta preços, e a pergunta que fica é: por que o malvado do posto de combustível está subindo o preço da gasolina? 

A primeira resposta, neste caso vou relembrar um vídeo feito em 2021, em que retrata detalhe por detalhe a composição do preço final da gasolina, um demonstrativo claro de que os postos de combustíveis são o segundo menor elo da cadeia, perdendo apenas para o consumidor final. isto significa que é a menor parcela do valor total dos combustíveis fica no posto de gasolina. 

Somente este argumento, por si só, e já comprova que os postos de combustíveis não têm gestão nenhuma sobre as altas dos valores cobrados pelos combustíveis aos consumidores aqui no Brasil. Alguém pode dizer que este blog está defendendo os revendedores de combustíveis, mas a verdade é que apenas tendo consciência de quem é o real culpado, os consumidores poderão cobrar de forma efetiva uma solução para este problema. 

Os PROCONS estaduais, que são ferramentas públicas importantíssimas na defesa do consumidor não conseguem agir no real problema que desfavorece o consumidor quando se trata de preço de combustíveis, visto que o órgão não pode fiscalizar a indústria ou a distribuição. Mesmo porque, um dos maiores fatores dos combustíveis serem caríssimos, aqui no Brasil, é justamente a alta carga tributária que é cobrada sobre eles. 

A Petrobras fica com 35% do valor final, pago na bomba, enquanto os impostos federais e estaduais juntos somam 32%. Então vem as distribuidoras de combustíveis, que vendem a gasolina para os postos, junto com a revenda de combustíveis ficam com um total de 18% do valor final. Não se tem registrado oficialmente quanto as distribuidoras ganham, apesar de ser fácil saber quanto um posto ganha em cada litro. 

Todo mundo quer saber quanto o posto da gasolina ganha, no governo anterior, foi aprovado medida que favorece a leitura de quanto os impostos impactam nos preços, mas até hoje não se sabe quanto as distribuidoras ganham num litro e principalmente a estatal, Petrobras, aquela do “Petróleo é nosso”, ganha num litro de gasolina A vendida para as distribuidoras. 

SEM TRANSPARÊNCIA, NÃO SE TEM COMO AGIR DIRETAMENTE PARA RESOLVER O PROBLEMA! 

Veja a importância do consumidor se informar bem e gastar energia com quem realmente é o responsável pelos altos custos dos preços de combustíveis, enquanto os consumidores americanos pagam de 6 a 8,5% de impostos sobre a gasolina, nós pagamos 32%, 5 vezes mais, ganhando muito menos que eles. Os norte-americanos entendem que o combustível é um produto secundário, algo que te ajuda a produzir, a crescer, a trabalhar, a estudar, a se locomover. Por isso não encara como um produto de luxo ou não essencial, como é classificado aqui no Brasil. 

Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto. 

Navegue pelo nosso marketplace, explore nossas opções e experimente a conveniência de fazer negócios conosco. Seja você um pequeno posto de bairro ou uma grande operação, estamos prontos para atender às suas demandas com eficiência e profissionalismo. Mantemos o seu posto em pleno funcionamento, para que você possa manter a comunidade em movimento! 

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

Tecnologia, Inteligência e Lucro: como os postos estão aumentando o ticket médio e abrindo caminho para o selfservice

Tecnologia, Inteligência e Lucro: como os postos estão aumentando o ticket médio e abrindo caminho para o selfservice

Você sabia que um simples erro no abastecimento pode custar milhares de reais, abalar a confiança do cliente e travar a operação do posto por horas? E se eu te

Quando o Cliente Não Tem Razão, Mas a Empresa Perde Mesmo Assim

Quando o Cliente Não Tem Razão, Mas a Empresa Perde Mesmo Assim

Você já esteve errado como consumidor, mas mesmo assim saiu decepcionado com a empresa? Foi exatamente o que me aconteceu. Um presente especial, um agendamento difícil de marcar e, por

Baixa no Preço da Gasolina: Técnica de Marketing ou Decisão Política?

Baixa no Preço da Gasolina: Técnica de Marketing ou Decisão Política?

A Petrobras anunciou uma redução nos preços da gasolina nas refinarias. O anúncio chegou como alívio para parte da população, mas causou estranheza entre analistas atentos à realidade do mercado.

Dia Livre de Impostos 2025: Entre a Vitrine de Vendas e o Silêncio sobre Educação Fiscal

Dia Livre de Impostos 2025: Entre a Vitrine de Vendas e o Silêncio sobre Educação Fiscal

No Brasil, país onde se tributa pesadamente o consumo e a renda, cresce ano após ano a adesão de empresas ao chamado Dia Livre de Impostos. A promessa de produtos

ERCON ALAGOAS 2025: CONTEÚDO RELEVANTE, PROVOCAÇÕES E MUITO SOBRE O FUTURO  DO SETOR DE POSTOS E LOJAS DE CONVENIÊNCIA

ERCON ALAGOAS 2025: CONTEÚDO RELEVANTE, PROVOCAÇÕES E MUITO SOBRE O FUTURO DO SETOR DE POSTOS E LOJAS DE CONVENIÊNCIA

O segundo dia do XVII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste (ERCON) confirmou por que o evento se tornou referência para o setor. Com palestras impactantes, debates atuais e

O CONSUMIDOR MODERNO É PAUTADO POR MODELOS! VOCÊ ESTÁ ATENTO A ELES? 

O CONSUMIDOR MODERNO É PAUTADO POR MODELOS! VOCÊ ESTÁ ATENTO A ELES? 

Entender os mecanismos de prospecção e escolha dos consumidores é essencial para direcionar os esforços de comunicação das empresas com os indivíduos. Durante décadas os consumidores foram pautados pelas campanhas

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip