Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CONCORRÊNCIA DESLEAL, TALVEZ UMA DAS MAIORES DORES DA REVENDA

Altos impostos, fiscalização seletiva, falta de incentivos, contratos leoninos com fornecedores assim como a concorrência desleal são algumas das dores da revenda de combustível que ficam de fora das políticas públicas governamentais. Expondo uma dificuldade maior por parte dos postos de sobreviver nesse mercado feroz.

Por trás do caso das blusinhas da Shein com a taxação para compras de baixo valor estava o lobby do varejo brasileiro que tentava, junto ao governo, manter competitividade junto as empresas internacionais que se aproveitavam das isenções para ganhar mercado das empresas brasileiras. No mercado de combustíveis qualquer tentativa de defender o setor, nesse patamar é visto de forma errada pela sociedade, porque o governo não compra a briga das centenas de milhares de postos de trabalhos promovidos pela revenda. 

Parece que o governo ganha com qualquer caos gerado no mercado de combustíveis cuja a culpa seja lançada aos donos de postos isentando o sistema de promover um ambiente saudável de disputa. Desde que isso gere preços mais baixos mesmo sendo através da concorrência desleal. Em 2024 o governador de São Paulo, foi o primeiro agente governamental a admitir a concorrência desleal que existe com grupos organizados que operam postos de gasolina para lavar dinheiro. 

Isso aconteceu pela omissão do estado em fiscalizar de forma igual todo o mercado. Sendo assim, espalhando pelo país todo, várias formas de se enganar o consumidor. Essa ausencia do estado, talvez se dê pelo fato dos impostos na cadeia de combustíveis ser tributada na fonte, deixando para lá o que acontece depois porque o quinhão do estado está garantido. 

Casos diversos, eclodindo pelo país, de postos com controle de volume nas bombas, combustível adulterado, combustíveis roubados tem aguçado a mídia para o foco no setor. A lista é intensa, mas o combate é vazio, vago e sem organização. Quem sofre com isso? Além do cidadão, o revendedor honesto, que cumpre a lei, que paga os demais impostos, que não engana o consumidor e ainda sai mal na história, muitas vezes chamado de ladrão por vender mais caro que o concorrente, mesmo quando o cliente é enganado no outro posto, que está ganhando mais que o revendedor honesto. 

Não é um caminho fácil, mas tem que ser tomada alguma atitude antes que se vire a curva no “não tem mais vota”. É necessário que o consumidor entenda que, na busca por menores preços, pode se deparar com enganadores que estão te vendendo gato por lebre, e você acabe financiando esse mercado que lesa você e toda a sociedade. 

Esse conteúdo é um oferecimento de LBC SISTEMAS – impulsionando, há 30 anos, o sucesso da revenda de combustíveis e conveniências  

Somos focados na melhoria das relações humanas e apaixonados pela melhor experiência de consumo e fidelização dos consumidores. Com uma cultura de ruptura, inovação e constante evolução, buscamos sempre impactar positivamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação, administração e gestão. 

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

AS TARIFAS SOBRE O ETANOL IMPORTADO, MOSTRAM A IMPORTÂNCIA A INDÚSTRIA DO ETANOL PARA OS EUA, ENQUANTO NO BRASIL PARECE SER DEIXADO DE LADO! 

AS TARIFAS SOBRE O ETANOL IMPORTADO, MOSTRAM A IMPORTÂNCIA A INDÚSTRIA DO ETANOL PARA OS EUA, ENQUANTO NO BRASIL PARECE SER DEIXADO DE LADO! 

Os recentes anúncios de Donald Trump sobre o Etanol importado pelos EUA, reascendeu a importância que o produto e sua cultura têm na economia do País. Sendo o maior exportador de

NOTA DE ESCLARECIMENTO: O VERDADEIRO CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS

NOTA DE ESCLARECIMENTO: O VERDADEIRO CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS

Hoje, 17/02/25 em sua fala, o Presidente mencionou os preços dos combustíveis, mas deixou de ser verdadeiro ao não apresentar todos os componentes que influenciam diretamente no valor final pago

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNDO PASSAM A OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE COM MAIOR FOCO. E QUANTO AO BRASIL?

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNDO PASSAM A OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE COM MAIOR FOCO. E QUANTO AO BRASIL?

A sustentabilidade tem em seu foco o uso eficiente e a conservação de recursos naturais. Quando se fala de economia circular aprofunda se o conhecimento de que a reciclagem e

A MEMÓRIA DO CLIENTE E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO

A MEMÓRIA DO CLIENTE E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO

O mercado da revenda tem passado por mudanças mercadológicas incríveis nos últimos anos. Tudo isso começou com as redes sociais e a popularização dos smartphones. As relações de consumo têm

O PODER DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES 

O PODER DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES 

Não se trata mais de ter ou não ter. Qualquer loja do varejo TEM quer ter um sistema que mantenha um contato direto com o consumidor, mantendo diálogo e trocando

SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE TRABALHA PARA VOCÊ OU VOCÊ TRABALHA PARA ELE? 

SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE TRABALHA PARA VOCÊ OU VOCÊ TRABALHA PARA ELE? 

A lógica de se ter um sistema é fazê-lo trabalhar para sua empresa, para você. Potencializar ações, melhorar dinâmicas e fazer crescer os resultados. Mas alguns programas são apenas trazedores

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip