Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMO O SMART RETAIL VEM REVOLUCIONANDO O NOVO VAREJO

SEMPRE TENHO ESCRITO SOBRE O NOVO VAREJO E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO, DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, ESSE EVOLUÇÃO DEU ALGUMAS VIRADAS.

Ao participar dos maiores eventos de varejo do mundo, entre eles o maior e mais antigo: A NRF BIG SHOW – Evento que acontece a mais de um século em Nova Iorque todos os anos e reúne varejistas de todo mundo. Vivi a experiencia de por a prova o conceito Smart Retail, que já é uma realidade nos EUA e se espalhou pelo mundo, significa potencializar as lojas físicas com o máximo de ferramentas, automação e inteligência para poder se tornarem competitivas nos parâmetros do mundo do varejo on line

O momento pós pandemia deixou uma lacuna forte na competitividade do varejo físico, que trabalhou pela manutenção de empregos e financiamento dos negócios e então a conta chegou balançando as estruturas das maiores empresas varejistas no Brasil. O fator competitividade é muito importante na manutenção de uma loja forte no mercado e de se tornar capaz de atender ao maior principio varejista: Vender muito e barato, fazendo a ressalva que isso não significa vender sem margem.

Essa competitividade impacta em se ter bons produtos, custos baixos, estoques bem regulados, conhecer o seu cliente e otimizar todos os processos da empresa para manter um nível de atendimento alto e eficaz. Antes o desafio do varejo on line era entregar o mais rápido possível os produtos que o varejo físico entregava na hora. Hoje a cobrança parece ter invertido, e as lojas estão aplicando conceitos, ferramentas e processos do comercio virtual para aumentar a competitividade de suas lojas. Além disso buscam vencer o desafio de atrair a atenção dos seus clientes que estão cada dia mais conectados.

O auto atendimento talvez seja a principal ferramenta de melhora na entrega de serviços e processos mais chatos durante a jornada do consumidor, que detesta filas, procedimentos burocráticos na hora de pagar e vem mudando o setor varejista a entender a necessidade de se ter um opcional no processo de compra. O self-service não é novo no Brasil, mas alguns setores não sentiram a necessidade de usá-lo até o momento de alta demanda e a perda de clientes que não queriam ter que esperar em longas filas para pagar por algo que eles não tiveram que esperar para pegar, escolher ou selecionar em seu carrinho de compras.

Setores que precisam evoluir mais nesse quesito no Brasil são os Postos de combustíveis, que por força de lei são proibidos, e as farmácias que hoje são case de sucesso em superação de mix de produtos, oferecendo, cada dia mais, produtos do dia a dia, com um ambiente diferenciado, iluminado e um bom atendimento. Saudades das caras amarradas do passado por trás do balcão ou dos caixas? Não, hoje tem rede de farmácia que o caixa te espera no começo da fila, pega teus produtos e te indica o caixa que vc deve ir. Quebrando a ideia de que inovação tem que estar relacionado a tecnologia.

No novo varejo, inovar significa atender bem! O setor farmacêutico tem entendido essa fórmula e tem buscado um clima diferente do usual onde a maioria dos seus clientes estão com dificuldades, doenças e estão ali por obrigação. Bem vindos ao novo varejo!

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

POR QUE A GESTÃO DE ESTOQUE É IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA SE VENDER MAIS?

POR QUE A GESTÃO DE ESTOQUE É IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA SE VENDER MAIS?

OS MAIORES AVANÇOS QUE SE TEVE NO MUNDO DE VENDA VIRTUAL FORAM NO ESTOQUE E ENTREGA. DOIS E's FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER EMPRESA, SEJA DO VAREJO OU DA INDUSTRIA, ALCANÇAR ALTOS

COMO   O   SMART   RETAIL   VEM REVOLUCIONANDO O NOVO VAREJO

COMO O SMART RETAIL VEM REVOLUCIONANDO O NOVO VAREJO

SEMPRE TENHO ESCRITO SOBRE O NOVO VAREJO E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO, DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, ESSE EVOLUÇÃO DEU ALGUMAS VIRADAS. Ao participar dos maiores eventos de varejo do

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA   TRANSIÇÃO   ENERGÉTICA   BRASILEIRA?

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA BRASILEIRA?

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO É TALVEZ O PASSO MAIS IMPORTANTE PARA APROVEITAR ESSE PODERIO ENERGÉTICO COM DIFERENCIAL COMPETITIVO IMENSO QUE O BRASIL POSSUI. O NOSSO

ONDE ESTÁ A ANP, ALGUÉM SABE DIZER?

ONDE ESTÁ A ANP, ALGUÉM SABE DIZER?

DEPOIS DE ACUSAÇÕES SÉRIAS DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, ASSUNTO QUE JÁ CIRCULA HÁ MUITO TEMPO NA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS, ONDE ESTÁ A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, CUJA FUNÇÃO PRIMORDIAL

CLIENTE: VOCÊ DEU MOTIVOS PARA ELE VOLTAR?

CLIENTE: VOCÊ DEU MOTIVOS PARA ELE VOLTAR?

ESTUDOS RECENTES MUDARAM A FORMA DE SE ENXERGAR A FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA RELAÇÃO MAIS CONCRETA COM O CLIENTE. ESSA CONEXÃO É CADA DIA

O ETANOL PODE SALVAR O MODELO DE NEGÓCIOS DA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

O ETANOL PODE SALVAR O MODELO DE NEGÓCIOS DA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

MAIS BARATO, ECOLOGICAMENTE RENOVÁVEL E TRÁS UMA CULTURA DE INTERIORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO O QUE DESINCHA AS CIDADES. PROMOVE REVOLUÇÕES NO CAMPO PERMITIMDO SUA UTILIZAÇÃO EM VÁRIOS PRODUTOS PROPORCIONANDO UM SUBSTITUTO

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip