Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CLIENTE: VOCÊ DEU MOTIVOS PARA ELE VOLTAR?

ESTUDOS RECENTES MUDARAM A FORMA DE SE ENXERGAR A FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA RELAÇÃO MAIS CONCRETA COM O CLIENTE. ESSA CONEXÃO É CADA DIA MAIS NECESSÁRIO PARA AS EMPRESAS, PRINCIPALMENTE AS DO VAREJO.

O mercado do varejo já tem entendido que a fidelização ultrapassa essa barreira entre a experiência e a satisfação do cliente. O encantar o cliente e tentar fazer com que aquele momento, da compra, seja um momento mágico, não passa de uma tentativa não tão eficaz de entrar no coração dos consumidores. 

Estudos recentes mostraram que não existe uma correlação direta entre a satisfação do cliente numa compra ou numa prestação de serviço com a durabilidade da relação entre o consumidor e a empresa. Esses estudos mostraram ainda que em média 60% a 80% dos clientes satisfeitos, chegaram a trocar de empresa ou prestador de serviço mesmo depois da boa qualificação. Ou seja, a questão da satisfação não estava ligada diretamente nesse processo de troca ou escolha do consumidor.

Pode-se concluir que o simples bem-estar, bom atendimento, melhor preço não é uma garantia do “vou voltar” do cliente. O mercado, as empresas e o varejo como um todo, precisam entender que é necessário se dar para o consumidor o motivo para voltar e esse motivo para voltar talvez seja a expressão que mais defina o processo de fidelização atualmente. Ter do cliente a fidelidade desejada é dar motivos para ele ficar e dar motivos para ele voltar.  

É extremamente caro para qualquer empresa buscar clientes novos e ficar na dependência de um aumento de tíquete médio na venda avulsa, principalmente quando se trata de postos de combustíveis ou até mesmo no varejo alimentar ou farmácias. Trata-se de um cliente que pouco se conhece, aquele cliente de oportunidade que foi por causa do ponto, de uma promoção específica ou porque estava passando em frente de estabelecimento.

A partir do momento que você começa a quantificar, qualificar e identificar o seu consumidor, sua empresa consegue personificar o atendimento, melhorando tanto as ações como promoções, potencializando o marketing, melhorando seu conteúdo aumentando as chances de segurar seu cliente em casa, afinal você deu motivos para ele ficar!

Ter os dados e totalmente importante na relação de fidelização do seu cliente e a partir do momento em que a empresa possui esses dados e são trabalhados de forma sistemática, inteligente, buscando entender a a forma e o comportamento do seu cliente, usando seus momentos mais relevantes dentro do seu negócio tornando aquele momento único, importante e representativo para o consumidor. Neste momento que se tem a certeza que ele “vai voltar”! 

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

COMO   O   SMART   RETAIL   VEM REVOLUCIONANDO O NOVO VAREJO

COMO O SMART RETAIL VEM REVOLUCIONANDO O NOVO VAREJO

SEMPRE TENHO ESCRITO SOBRE O NOVO VAREJO E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO, DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, ESSE EVOLUÇÃO DEU ALGUMAS VIRADAS. Ao participar dos maiores eventos de varejo do

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA   TRANSIÇÃO   ENERGÉTICA   BRASILEIRA?

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA BRASILEIRA?

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO É TALVEZ O PASSO MAIS IMPORTANTE PARA APROVEITAR ESSE PODERIO ENERGÉTICO COM DIFERENCIAL COMPETITIVO IMENSO QUE O BRASIL POSSUI. O NOSSO

ONDE ESTÁ A ANP, ALGUÉM SABE DIZER?

ONDE ESTÁ A ANP, ALGUÉM SABE DIZER?

DEPOIS DE ACUSAÇÕES SÉRIAS DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, ASSUNTO QUE JÁ CIRCULA HÁ MUITO TEMPO NA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS, ONDE ESTÁ A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, CUJA FUNÇÃO PRIMORDIAL

CLIENTE: VOCÊ DEU MOTIVOS PARA ELE VOLTAR?

CLIENTE: VOCÊ DEU MOTIVOS PARA ELE VOLTAR?

ESTUDOS RECENTES MUDARAM A FORMA DE SE ENXERGAR A FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA RELAÇÃO MAIS CONCRETA COM O CLIENTE. ESSA CONEXÃO É CADA DIA

O ETANOL PODE SALVAR O MODELO DE NEGÓCIOS DA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

O ETANOL PODE SALVAR O MODELO DE NEGÓCIOS DA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

MAIS BARATO, ECOLOGICAMENTE RENOVÁVEL E TRÁS UMA CULTURA DE INTERIORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO O QUE DESINCHA AS CIDADES. PROMOVE REVOLUÇÕES NO CAMPO PERMITIMDO SUA UTILIZAÇÃO EM VÁRIOS PRODUTOS PROPORCIONANDO UM SUBSTITUTO

POR QUE A GASOLINA CONTINUA CARA NO BRASIL?

POR QUE A GASOLINA CONTINUA CARA NO BRASIL?

SOMOS PRODUTORES, ESTAMOS COM UM PÉ NA OPEP, A PETROBRAS É UMA DAS GIGANTES DO MUNDO DO PETRÓLEO E POR QUE AINDA PAGAMOS MAIS CARO QUE OUTROS PAÍSES? O Canal

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip