Quem já leu o livro O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE já sabia disso. Porque na edição do fórum internacional do ano de 2022, esse foi o tema da minha palestra na Expopostos & Conveniência. Temas como a velocidade das coisas e por que o consumidor está cada dia mais apressado estão presentes no livro.

O banco ITAU realizou uma pesquisa interna analisando as compras de cartões de crédito, débito e pix de clientes nascidos entre 1995 e 2010, e chegou a números que comprovam, outras pesquisas realizadas que deram origem ao primeiro livro sobre comportamento de consumidores, escrito no Brasil, que trata do assunto sob a ótica do cliente e com a visão de mercados do varejo pouco explorados como os postos de combustíveis e lojas de conveniência.
No cartão de crédito, os gastos foram liderados pelos aplicativos de transporte, representando 14% do total, seguidos pelas compras em mercados 11%. Os gastos com Fast Food totalizaram 9% e lojas de conveniência e postos de combustíveis 5% cada. A velocidade e a mobilidade estão focadas nos principais gastos da geração, afinal o consumidor tem pressa.

O perfil dessa geração tem demonstrado menos apego ao consumo de bens e focado no consumo de serviços e alimentos. Tema explorado na minha palestra na Expopostos & Conveniência 2024, em que a agilidade do consumidor exige cada vez mais das empresas uma conexão única e não apenas propaganda de massa. O marketing tem sofrido maior impacto nisso. Como tratado no livro mencionado acima, ter uma conta na rede social não é gerar conexão com o consumidor, isso exige muita ação e ativação por parte das empresas.
A geração Z está mais para o on line com 36% das compras em detrimento de 31% das demais idades. Com uma diferença gritante quando se trata de pagar por aproximação, 38% da geração opta por aproximar em detrimento de 28% dos demais. Esse dado mostra claramente a opção por facilidade, conveniência e velocidade nas transações. O que precisa modificar o modo de pensar do varejo tradicional, quando se trata de digitalizar seus processos. No livro tem um capítulo que falo justamente sobre isso: O tempo do consumidor. Você precisa estar atento a isso.
Um dado que também venho alertando e foi discutido na Expopostos & Conveniência 2024 é o valor dos gastos das novas gerações e essa pesquisa pode demonstrar claramente este ponto levantado quando se analisa o ticket médio das transações que no caso de compras foi de R$ 108,00 inferior a média total de R$ 169,00. Quando se fala nas transferências via pix, ou pagamentos via pix, encontramos uma diferença ainda maior: O ticket médio foi de R$ 147,00 em detrimento de R$ 325,00 da média geral.

Outras pesquisas têm mostrado que as novas gerações têm optado por consumir conteúdos mais inteligentes, com significado e mensagem por trás. A pesquisa “Geração Z e o Consumo de Conteúdo”, conduzida pelo UOL em parceria com a MindMiners, revela que 59% dos jovens dessa geração consideram a publicidade relevante, desde que ela apresente criatividade (54%), informações úteis (48%) e qualidade visual (45%). O estudo também destaca os principais temas de interesse desse público, como música (58%), entretenimento (56%), humor e memes (51%), tecnologia (42%) e saúde (39%). No que diz respeito às plataformas digitais, o consumo de conteúdo é amplamente dominado por YouTube (73%), Instagram (66%) e TikTok (45%), reforçando a preferência por experiências audiovisuais rápidas, imersivas e adaptadas ao estilo de vida conectado da Geração Z.

Velocidade e conveniência são pontos fundamentais para se conectar as novas gerações. O olhar direto para os hábitos de consumo são cada vez mais necessários para todo tipo de negócio. A passagem pelo digital vai muito além de vender na internet, mas de trazer as facilidades e conveniências do ecommerce para o varejo fisico. O mundo está em plena mudança e algumas vezes não dá tempo de parar o carro para torcar o pneu, teremos de fazê-lo com o veículo andando.

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