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ARGENTINA LIBERA O AUTOATENDIMENTO NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS! 

Atendendo as expectativas liberais, o governo Milei libera, via decreto a opção de atendimento nos postos de combustíveis do país, a possibilidade de o cliente abastecer seu próprio veículo. O que falta para o Brasil? 

Por meio de uma resolução publicada no diário oficial o governo enfim mudou abruptamente o abastecimento de combustíveis no país autorizando a possibilidade de que os postos de combustíveis de todo o país possam operar, sem a necessidade de ter frentistas. O Aí já tinha um modelo híbrido aprovado que era a possibilidade de em áreas remotas no período da noite onde o risco de assaltos era maior, esses postos já operavam sem a necessidade de frentistas nesses dias e horários específicos 

A partir de hoje dia 10/04/2025 o autoatendimento é uma modalidade opcional para os postos de combustíveis no país. Isso significa que não é obrigatório que cada posto demita seus frentistas e automaticamente adote a modalidade self service. É necessário que cada revendedor é entenda as necessidades e particularidades do seu ponto de venda verificando os pontos essenciais e operacionais para aplicação esse novo método de vendas. 

É importante também que o empresário não se esqueça de ouvir o seu cliente para buscar entender se aquela modalidade vai atender suas necessidades. É claro que para o consumidor que não enxerga valor na compra de combustíveis, como vimos no livro o consumidor tem pressa: corra com ele ou corra atrás dele, o abastecimento do veículo é um consumo secundário, e por isso é importante que o revendedor tome a decisão de forma organizada, e de comum acordo com o seu principal ativo dentro do seu negócio: O CONSUMIDOR! 

Os ministros argentinos acreditam que a liberação do autoatendimento vai impactar diretamente nos preços dos combustíveis. Considerando a cadeia de fornecimento brasileira esse impacto não será se no tido num primeiro momento, visto que existe uma necessidade bem o investimento em tecnologia e equipamentos para viabilizar o autoatendimento. por isso com uma possível queda nos preços imediatos, com a diminuição do gasto com folha de pagamento, não seria percebido imediatamente pelo cliente. 

É importante lembrar que boa parte do volume de combustíveis no Brasil são vendidos por postos de rodovias, estes atendem em sua maioria, tem empresas privadas ou públicas, que dentro do contexto de relações comerciais atuais no Brasil, essa relação ainda necessita de um intermediador, ou seja o frentista. Este Argumento por si só já derruba o mito de que o autoatendimento vai gerar um desemprego imediato. dado todas as coisas naturais nacionais e a forma como as relações comerciais são estabelecidas dentro dos postos de combustíveis o autoatendimento deve atender a uma demanda específica que impacta na melhora da qualidade de vida atual do frentista.  

Os postos de combustíveis poderão atender em horário de pico, é que necessita de mais pessoas, os clientes apressados e não querem esperar para serem atendidos. outro ponto fundamental é a flexibilização dos horários em feriado em finais de semana, caso dos postos de combustíveis que não tem grande volume de vendas. Sendo assim, uma ferramenta indispensável para o equilíbrio da jornada eu vi trabalho e possivelmente uma melhora na qualidade de vida do trabalhador de postos de gasolina. 

Mais E o fator da Liberdade econômica, em que o empresário tem a possibilidade de tocar o seu negócio com um mínimo de intervenção governamental, ampliando o leque de possibilidades de inovação e de melhoramento no atendimento da venda de produtos e serviços, O autoatendimento traz a possibilidade de escolha do cliente, que hoje é obrigado a abastecer impostos por frentistas, e com sua liberação terão a opção de escolha por aquele posto que é 100% self-service, o posto que vai adotar um modelo híbrido ou o posto que vai permanecer nos padrões atuais com atendimento 100% intermediado pelo frentista. 

Liberdade para o empresário, liberdade para o consumidor que vai escolher e menos intervenção do governo nas empresas. Esse modelo parece ser bastante interessante para que os varejistas possam se adaptar às inovações tecnológicas e cumprir sua missão de atender cada vez mais e melhor o consumidor. 

Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto. 

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