Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

APÓS AÇÕES DA PETR3 E PETR4 CAIREM, A PETROBRAS NEGA ESPECULAÇÕES SOBRE REDUÇÃO DE PREÇOS!

AMPLAMENTE ANUNCIADO PRIMEIRO PELA VALOR E DEPOIS PELO ESTADÃO, ESTAVA EM FASE FINAL DE DECISÃO UMA POSSÍVEL BAIXA DOS PREÇOS, VISTO QUE OS PREÇOS INTERNACIONAIS ESTÃO, HÁ ALGUMAS SEMANAS SUPERIORES AOS PRATICADOS PELA ESTATAL.

“As ações da Petrobras recuavam após notícias de que a produtora de petróleo estuda reduzir o preço dos combustíveis para aproximação dos valores com o mercado externo, conforme apontado no jornal Valor Econômico nesta quarta-feira, 18 de setembro. A estatal negou a informação em comunicado ao mercado divulgado às 16h03.” (Investing.com) 

Após a queda a empresa se apressou em acalmar os investidores negando qualquer reajuste de preços para baixo. Deve-se dar a Cesar o que é de Cesar, a estatal vem segurando preços nas altas durante semanas e semanas, o que justifica a ação de segurar também nas quedas como forma de equilibrar a balança interna e manter uma lucratividade, pelo menos perto das anteriores quando a política de preços era acompanhar o painel internacional. 

Para a revenda de combustíveis o efeito prático é pequeno visto que entre 30% e 40% dos produtos vendidos são importados e que seguem a cartilha da famosa política de paridade internacional, cujo o governo não pode fazer nada, e assim tem reajustes que quase são diários. Quando acontece uma baixa dessas internacional e demora na resposta da Petrobras, a importação voa longe aumentando sua participação, aliviando a pressão por suprimento da Petrobras e melhorando as margens dos importadores e distribuidoras, visto que essa diferença de queda pouco se é passada para os postos de combustíveis. 

O mercado importador e distribuidor tem como aliado principal a imprensa, que noticia as baixas firmemente, amplamente e bem distribuídas enquanto não explica as dificuldades da cadeia logística, diferenças de estados produtores de cana de açúcar e as alterações nos biocombustíveis que impactam em quase 30% na gasolina e 15% no diesel. O mercado ainda conta com a ajuda estatal quando os ditos órgãos de defesa do consumidor caem em cima da ponta, cobrando baixas que não chegam, fazendo estardalhaço na opinião pública sem atingir o ponto fundamental nos preços de combustíveis: Impostos e cadeia logística. 

Resta ao consumidor pagar a conta da falta de atenção do setor que mudou a qualificação de produtos essenciais para produtos supérfluos, aumentando assim a carga tributária, que foi baixada no governo anterior, e permitindo encosto tributário sob discurso de que os estados perderam arrecadação, quando na verdade, todos tiveram aumentos substanciais com a queda do imposto, visto que o consumidor consumiu mais e assim o estado arrecadou mais. 

A Petrobras vem seguindo seu papel político de atender os desejos do governo de tentar controlar a inflação, sem deixar de lado a missão de atender seus acionistas com alta rentabilidade lembrando que o povo brasileiro, mesmo aqueles que não tem carro ou moto, pagam toda a conta. 

o Promoflex 360 – um hub modular com soluções completas, incluindo inteligência artificial, clube de assinatura, intercambio de parcerias e, claro, o aguardado ClickFlex. Essa plataforma revolucionária usa câmeras 📸 para captar leads de frotistas, escaneando placas e gerando mapas de calor. Com ela, seu posto consegue aumentar o marketshare, controlar o consumo e segmentar seus clientes de forma muito mais eficiente.

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

Numa época em que se discute tanto a abusividade das escalas de trabalho, é importante entender como se molda uma cultura do consumidor e como tentar resolver questões de competitividade

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

Vivemos um momento quase que único na história mundial quando o discurso e o debate ambiental tomaram conta das relações entre governos e empresas e começam a se espalhar entre

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

O MOVIMENTO VIDA ALÉM DO TRABALHO - VAT GANHOU FORÇA NAS REDES SOCIAIS APÓS ALGUNS ESTUDOS COMPROVAREM QUE A SEMANA DE 4 DIAS TORNA A PRODUTIVIDADE MAIOR OU NA PIOR

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

Inovar significa fazer algo novo, melhorar. Melhorar significa fazer algo para facilitar a vida de alguém, no caso do varejo, facilitar a vida do cliente, mas a pergunta que fica:

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

Existe uma conta chamada 70/30 onde se descobriu, no passado, que quando a diferença de preço do etanol for 30% mais barata que gasolina, a rentabilidade se iguala. Se passar

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

Desde sua criação, o PIX tem trazido inovações e desafios para os meios de pagamentos. Desde o fim das TEDs e popularização das contas bancárias com movimentações de pequenos valores.

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip