DEPOIS DO ACORDO ENETRE IPIRANGA E TEXACO PARA A VOLTA DA MARCA PARA O BRASIL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS O MERCADO BRASILEIRO TEVE UM SINAL DE QUE OUTRA GIGANTE PODE VOLTAR AO SOLO NACIONAL… A EXXON MOBIL ATRAVÉS DE SUA MARCA ESSO
A Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) autorizou a Esso Exploração Amazonas Norte LTDA a operar no estado com o comércio de derivados de petróleo. Com isso, uma das marcas mais tradicionais no segmento de revenda de combustíveis voltará a ter representação no Amazonas. Postos de combustíveis com a bandeira Esso operaram no Amazonas por mais de 50 anos, desde o início dos anos 60 até 2011, quando as operações da multinacional de petróleo dos Estados Unidos foram encerradas no Brasil.
Na época, mais de 1,7 mil postos operavam com a bandeira Esso, que desapareceu para dar lugar a postos da Shell, da anglo-americana Exxon, que comprou as operações da Esso Brasileira de Petróleo. A autorização para atuar no Amazonas foi dada no último dia 18, com a publicação da ANP no Diário Oficial da União (DOU). A marca Esso tem uma ligação profunda com publicidade e jornalismo.
A Esso foi uma das pioneiras em investir em propaganda e publicidade, patrocinando e batizando um dos programas jornalísticos de maior repercussão no país, o “Repórter Esso”. Além disso, a marca também apoiava uma das principais premiações do jornalismo brasileiro, o Prêmio Esso, que por 53 anos premiou as melhores reportagens veiculadas em rádio, televisão, jornais impressos e internet.
Essa autorização permite que a empresa comercialize produtos refinados e brutos intermediando a venda interna proporcionando um ramal de venda de produtos até concorrente com distribuidoras. Esse movimento terá impacto maior no mercado caso ela decida abrir terminais de armazenamento e trazer de volta a antiga marca Esso que ainda faz sucesso no mercado americano.
A Esso foi uma das primeiras a trazer o autoatendimento para o Brasil, quando ainda era permitido, antes dos anos 2000. Sempre focada em inovação, investiu pesado nas lojas de conveniência e também tinha uma marca forte entre os brasileiros amantes de carros.
O primeiro passo já foi dado. Essa autorização de importação de produtos brutos e refinados pode ser o inicio de uma nova operação da companhia no Brasil e quem sabe da volta dessa marca incrível apra balançar esse mercado que hoje está concentrado nas mão de três distribuidoras, sendo Vibra, que detém a marca Petrobras, a Shell, que hoje é gerida pela Joint Venture criada pela Cosan e Shell company e a Ipiranga.
Esse conteúdo é um oferecimento de Promoflex – Lance seu próprio aplicativo de fidelidade em poucos dias e veja suas vendas decolarem.
Conheça o PROMOFLEX, onde você pode lançar seu próprio clube de fidelidade e obter resultados surpreendentes! Nossa plataforma é white label, e sua empresa pode criar um clube de fidelidade com a sua marca. Além de lançar seu aplicativo, sua empresa pode ter toten de auto atendimento ou tablet para acúmulo, resgate automatizado de benefícios, consulta de prêmios, extrato, e impressão de vouchers com um visual totalmente dinâmico.
2 Responses
Trabalhei 38 anos nesta maior Cia de Petróleo do mundo, infelizmente foi vendida para a Cosan que se uniu a Shell e criaram a Raizen, passei dois anos e seis meses como funcionário da Cosan. Seria uma alegria muito grande ver a Esso voltar ao Brasil. Vou ficar na torcida até volte logo a operar no Brasil.
Nunca trabalhei na ESSO, mas comungo do seu pensamento…