Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

Numa época em que se discute tanto a abusividade das escalas de trabalho, é importante entender como se molda uma cultura do consumidor e como tentar resolver questões de competitividade das empresas aliadas a diminuição da disposição da mão de obra. 

Na América do Norte, os postos de gasolina podem funcionar com self-service. O que isso quer dizer? Não é proibido ter frentista, quem quiser trabalhar com equipe na pista pode. Por que dificilmente se encontra um posto com frentista? Por que a mão de obra é cara e diminui a competitividade. O revendedor, que geralmente tem o combustível como um dos seus produtos dentro de um mix amplo e diversificado, usa mão de obra nos produtos que dão margem melhor, como a loja de conveniência. 

Nos EUA o mercado realmente é livre. Mas isso não acontece só nos postos de gasolina. A liberdade do varejista de ter ou não atendimento autônomo melhora a margem e a competitividade das empresas. Apesar da mão de obra ser mais barata no Brasil, os governos com seus altos impostos acabam tornando essa mão de obra até mais cara que a americana, impossibilitando aumento de volume, crescimento exponencial do mercado e a entrada num ciclo virtuoso econômico de melhora mercadológica. 

Permitir o autoatendimento é questão de livre comércio. Não se trata de regra ou lei, mas de opção. Esta que os varejistas norte-americanos têm a seu dispor e o brasileiro não. O mercado americano é altamente livre e isso se estende a diversos setores como o serviço de mudança. “Faça você mesmo a sua mudança”, slogan de uma empresa americana muito conhecida. Você pode alugar uma van, um mini caminhão com reboque para colocar o seu carro, entre outras diversas opções por exemplo numa empresa chamada U-hual. 

Isso demonstra que a possibilidade do “faça você mesmo”, não está restrita ao varejo, mas está fincado na cultura da competitividade americana. Quer mais barato? Faça você mesmo. 

Temos a tecnologia, temos a expertise, temos a necessidade de nos tornamos mais competitivos, mas não temos as possibilidades da mesa. O governo é quem dita se seremos competitivos ou não, mesmo que depois se jogue a culpa dos preços altos nas costas do empresário. E por muitas vezes essa defesa ultrapassada tem a bandeira de defender os empregos, uma bandeira excelente e populista aos olhos do cidadão. Por que então, num país como os EUA, com tanta liberdade de autonomia, tanta tecnologia disponível, existe tanta necessidade de mão de obra? 

Essa reflexão é importante para entendermos que toda mudança traz momentos de instabilidade, diferenças e até problemas transitórios, mas em médio e longo prazo, a melhor competitividade do varejo traz preços baixos, altos volumes, mais empregos, num ciclo virtuoso que se retroalimenta criando uma curva ascendente de crescimento. 

Trecho do livro – Vivendo o Varejo Americano: Uma viagem no coração do consumo Ed. Offset. 2024

Esse conteúdo é um oferecimento de PromoflexLance seu próprio aplicativo de fidelidade em poucos dias e veja suas vendas decolarem. 

Conheça o PROMOFLEX, onde você pode lançar seu próprio clube de fidelidade e obter resultados surpreendentes! Nossa plataforma é white label, e sua empresa pode criar um clube de fidelidade com a sua marca. Além de lançar seu aplicativo, sua empresa pode ter toten de auto atendimento ou tablet para acúmulo, resgate automatizado de benefícios, consulta de prêmios, extrato, e impressão de vouchers com um visual totalmente dinâmico. 

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

Numa época em que se discute tanto a abusividade das escalas de trabalho, é importante entender como se molda uma cultura do consumidor e como tentar resolver questões de competitividade

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

Vivemos um momento quase que único na história mundial quando o discurso e o debate ambiental tomaram conta das relações entre governos e empresas e começam a se espalhar entre

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

O MOVIMENTO VIDA ALÉM DO TRABALHO - VAT GANHOU FORÇA NAS REDES SOCIAIS APÓS ALGUNS ESTUDOS COMPROVAREM QUE A SEMANA DE 4 DIAS TORNA A PRODUTIVIDADE MAIOR OU NA PIOR

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

Inovar significa fazer algo novo, melhorar. Melhorar significa fazer algo para facilitar a vida de alguém, no caso do varejo, facilitar a vida do cliente, mas a pergunta que fica:

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

Existe uma conta chamada 70/30 onde se descobriu, no passado, que quando a diferença de preço do etanol for 30% mais barata que gasolina, a rentabilidade se iguala. Se passar

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

Desde sua criação, o PIX tem trazido inovações e desafios para os meios de pagamentos. Desde o fim das TEDs e popularização das contas bancárias com movimentações de pequenos valores.

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip