ANP aprova resolução que encerra produção de diesel com alto teor de enxofre
Combustíveis, utilizados em caminhões antigos e termelétricas, devem ser substituídos pelo diesel S10

“A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma resolução que encerra a produção de óleo diesel com altos teores de enxofre.” – (fonte:Valor)
Chegou o tempo de dar adeus ao diesel S500 – 500 partículas de enxofre por milhão de litros. AS resoluções anteriores previam o fim desse diesel há mais tempo. Alguns postos de combustíveis até encerraram sua venda mas a Petrobras voltou atrás devido a crise de refino e necessidade de importação de diesel externo.
A produção de diesel S10, que vai substituir o poluente diesel S500, é mais cara e mais trabalhosa o que deve encarecer o preço final do produto em alguns polos. Outros nem vão sentir a diferença devido a operação logística de envio do S500 ser bem mais cara e já igualar o preço do S500.

Para os postos revendedores de combustível será um alívio operacional o fim do S500, porém já dá para perceber que o aumento de preço relativo vai cair nas costas do ponto de venda. Os sindicatos de postos revendedores devem preparar material publicitário e estar bem atentos para a divulgação dessa situação ao mercado consumidor.
O consumidor também tem a obrigação de entender o mercado para saber exatamente a quem cobrar. O fim do diesel s500 é um alívio para nossos pulmões, mas não pode trazer junto sofrimento para o bolso. Mais uma vez as decisões são tomadas sem preparação produtiva, logística e operacional para diminuir o impacto do preço final ao consumidor. Por isso a necessidade de entender que a gasolina e o diesel são produtos e estes atendem as alterações de mercado e não são precificados pelo governo, pelo menos não diretamente.

Nos próximos seis meses as empresas terão um bom tempo para se adequar. As refinarias que ainda produzem o Diesel S500 terão tempo para repaginar sua produção e ainda se adequar. Resta saber como o mercado vai precificar essa novidade da ascensão do Diesel S10 como único produto viável e qual o impacto financeiro no preço final do combustível e da energia gerada através de Termo elétricas. Hoje estamos bem de chuvas e com reservatórios cheios, mas logo essa bonança passa e como vai ficar a geração das termo?
São muitas questões e por isso a revenda de combustíveis precisa se posicionar para não pagar o pato geral, visto que a conta quem paga é o consumidor.

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