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AS NOVAS GERAÇÕES: MERCADO DE TRABALHO X CONSUMO

As mudanças de comportamento, aliadas a junção de várias gerações atuando juntas no mercado de trabalho, trazem revelações impactantes nos empregos, nas lojas e consumo. A família como ponto fundamental da geração de consumo que move a roda comercial do mundo está em plena mudança. Precisamos falar das novas gerações e seus impactos nestes pontos.

Veja a importância de se debater esse assunto. As novas gerações, os mais jovens, têm trocado a filosofia do “ter pelo ser”. Onde é melhor usar que comprar, diminuir os impactos, reciclar, reutilizar, e a preocupação com a renovação e o meio ambiente começa a surtir efeito nas novas gerações que estão entrando na linha de consumo.

Um dado preocupante para montadoras, postos de gasolina e mercados que dependem disso: os mais jovens estão demorando a tirar sua carteira de motorista, quando se tem menos motoristas, automaticamente se pensa em menos carros. Estes jovens estão adiando casamento, sendo que uma boa parte deles nem pensa em família.

Imagine a sequência: quanto menos famílias, menos escolas, menos roupas, menos lazer e etc. resultado simples: menos consumo. A família é parte fundamental no processo de consumo das pessoas porque dentro de uma unidade familiar, a quantidade de necessidades se multiplica mais que a quantidade de membros. Necessitando produtos e serviços em longa escala. Estamos falando de coisas simples que permeiam todo um ecossistema, não só varejistas, mas de serviços que dependem dessa demanda.

Um dos pontos divergentes da população americana em relação a brasileira é o potencial de se ter filhos. Enquanto o Brasil cai cerca de 13% em cinco anos, a taxa de natalidade entre a população, as mulheres americanas conseguiram manter a taxa média de 2,1 filhos. Dado relevante que impacta no consumo das novas gerações e na sustentação de um mercado consumidor estável ou crescente ao invés de decrescente.

Cada vez que as novas gerações avançam nos termos de consumo, entendemos a necessidade de se compreender e personalizar atendimentos, produtos e serviços. Nunca antes os dados demográficos ficaram tão amplos e cheios de diversidade quanto agora. Sexualidade, ideologia, modos de vida, idade e até localização geográfica podem ter pesos absolutos nas características de consumo, pensamento e ação das novas gerações.

Não se pode achar que um rótulo terá uma força surpreendente de conectar um produto a um consumidor. Os jovens querem mais que isso, querem sentir parte da escolha. Querem se identificar com a história da empresa e mais que isso querem saber das intenções que a organização tem e se estão de acordo com seu modo de viver. Não se trata mais de perguntar se gosta ou não. Não é só um processo de encantamento que vai desviar o olhar do novo consumidor para um produto.

Os jovens têm que se identificar com a empresa, com a missão do produto, com sua destinação e ações. Nessa mudança de ter para ser, os valores serão basicamente algo extraordinariamente importante na construção de qualquer marca. Tão decisiva a ponto de deixar de existir para o consumidor que não te enxergar como uma “marca do bem”, mesmo que seja o bem que ele considera e sem nenhuma preocupação com a racionalidade.

As novas gerações estão sendo criadas no digital, estão sendo educadas e formadas nas telas e tem empresa que ainda acha que não precisa estar na internet. Na verdade, se sua empresa pensa isso, independente do que vende ou faz, realmente ela tem razão nesse ponto. Talvez não se consiga mudar uma cultura tão rápida, sua existência está com os dias contados.

Trecho do livro – Vivendo o Varejo Americano: Uma viagem no coração do consumo Ed. Offset. 2024

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