Durante o painel “Energia, óleo e gás: o potente e determinante mercado de energia e o diferencial competitivo na economia baiana”, o CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, anunciou novidades que prometem impactar o mercado de combustíveis da Bahia.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho, mas está atrás dos Estados Unidos, que é o maior produtor, consumidor e exportador do biocombustível. O aumento na produção de milho no Brasil está permitindo maiores lucros com o etanol, já que as vendas de subprodutos como ração animal cobrem em grande parte o custo do grão, isso tem criado um mercado paralelo a entre safra garantindo uma equidade nos preços.
Segundo Thiago Andrade, CEO da Petrobahia, a usina de etanol de milho terá investimento aproximado de R$ 1 bilhão, e será instalado na região Oeste da Bahia, entre os municípios de Correntina e Jaborandi. Levando emprego e renda e melhorando os aspectos sociais do entorno, garantindo investimento pesado da companhia para se tornar uma referência no etanol no estado.
Essa estratégia da empresa está em conformidade com o que as grandes companhias estão fazendo para garantir fornecimento, preços competitivos e mais disponibilidade de produtos para a empresa. Ter usinas ou participação na produção, além de garantir produtos, ajuda nos custos mais baixos produzindo uma margem mais saudável para o negócio e a possibilidade de competição mais acirrada.
A Vibra Energia, é uma das grandes companhias que tem investido e espera se beneficiar do aumento expressivo na produção de etanol de milho no país para expandir as vendas do biocombustível nos estados do Norte e Nordeste, que ainda são fortemente dependentes de combustíveis fósseis, fornecendo produto nos momentos de escassez, proporcionando regularidade de fornecimento e segurança para o consumidor aceitar a troca da gasolina pelo etanol pelos motivos certos.
A Bahia atualmente importa cerca de 80% do etanol que consome. Com a construção das novas unidades, o estado poderá se tornar autossuficiente e até exportar o produto possibilitando uma melhora na arrecadação de impostos, melhoramento social das regiões produtoras e mais ainda competitividade logística no processo de produção e distribuição.
Esse investimento da Petrobahia vai impulsionar o mercado de etanol no estado baiano e alavancar outros projetos para melhorar a oferta do produto, alterando o consumo e melhorando o impacto ambiental das emissões através de um combustível menos poluente que a gasolina. “Estamos chegando aos 30 anos com uma visão de futuro e renovação, sem esquecer da eficiência operacional. Essa obra vai significar para o nosso Estado menos dependência dos estados vizinhos e mais avanço para o Nordeste”, declarou Thiago Andrade, o CEO da Petrobahia.
Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto.
Navegue pelo nosso marketplace, explore nossas opções e experimente a conveniência de fazer negócios conosco. Seja você um pequeno posto de bairro ou uma grande operação, estamos prontos para atender às suas demandas com eficiência e profissionalismo. Mantemos o seu posto em pleno funcionamento, para que você possa manter a comunidade em movimento!