Quando a onda da eletrificação começou a invadir os países muitas montadoras refizeram planos, alteraram suas estratégias e anteciparam anúncios de lançamentos de veículos 100% elétricos. A Toyota mostrou que paciência e análise de mercado é muito mais importante do que seguir ondas de consumo.
Algo que tem me chamado atenção é o fato de que muitas montadoras, entre elas as grandes consolidadas no mercado, fizeram apostas exageradas na eletrificação das frotas em curto prazo. as vantagens do carro elétrico em relação ao carro a combustão são enormes, mesmo quando são consideradas os fatores negativos como autonomia e preço de venda.
Mesmo tendo esse cenário de favorecimento uma mudança de cultura no comportamento de compra do consumidor vai muito mais além do que a alteração ou exposição de portfólio de vendas atrativos. entender a cabeça do consumidor e quais as suas necessidades, nos tempos de hoje, nos mostra que aquela expectativa de alcançar o mercado simplesmente pela venda de produto está fora. a palavra chave hoje é mobilidade.
A mobilidade determina padrões e características de consumo e é um dos pontos fundamentais a ser estudado para qualquer estratégia que envolva vender produtos ou serviços nesse segmento para o consumidor. o produto em si: Carro, não é mais o ator principal a ser considerado na estratégia de vendas de uma empresa.
Hoje se vê claramente que a decisão da Toyota de não acelerar a mudança do seu portfólio incluindo diversos veículos 100% elétricos não foi por falta de tecnologia ou vontade, mas por enxergar que o mercado não teria essa aceleração que foi encontrada nos anos de 2022 e 2023. Tenho observado muitos CEO’s de companhias tomando decisões mercadológicas de forma equivocada com dados muito superficiais.
Tudo isso mostra que o caminho que deve ser traçado e alcançado pela eletrificação das frotas é muito árduo e longo. Não se trata de alterar um consumo secular da noite para o dia mesmo que o apelo ambiental seja fortemente utilizado. O consumidor quer mais, e não estamos falando apenas de escolhas baseadas em prognósticos ambientais sociais ou econômicos, mas sim decisões voltadas para a sua mobilidade.
Entender esse aspecto atual do consumidor é pré-requisito básico para qualquer empresa que venda produtos ou serviços conquistar o seu mercado e buscar a atenção do consumidor moderno e atual e cada vez mais conectado. o cliente não precisa do carro, o cliente quer se mover. Se você conseguir resolver isso da melhor forma possível, com os menores custos e maior conveniência você terá sucesso.
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