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AS REDES SOCIAIS: NÓS VAMOS INVADIR A SUA PRAIA! 

Qual o papel das redes sociais no novo varejo e como elas são importantes em encontrar, se conectar, manter e vender para seus clientes, mesmo que seu negócio seja 100% físico?  

As redes sociais hoje em dia criaram um campo de batalha novo. A palma da mão do consumidor. Neste campo, as forças mais conhecidas como ponto, marca, promoção se igualam. Fazem grandes varejistas competirem, sem tanta força com os pequenos. Mas para isso é preciso de muita técnica e conhecimento.  

Muitas empresas grandes ou pequenas ainda se comportam dessa forma: Empresa A vende produtos, se você quiser comprar terá que vir buscar na minha loja. Enquanto a empresa A tem esse sentimento, essa linha estratégica de vendas existe diversas outras empresas que estão o tempo todo na palma da mão do seu cliente, querendo vender o mesmo produto só que ao contrário de o consumidor ter que ir até a loja buscar, a empresa entrega na casa dele, na comodidade do seu lar.  

As redes sociais hoje invadiram a praia do varejo convencional e transformaram as relações, modificando completamente a forma de se ofertar, vender e entregar produtos. Isso porque os tempos dos sites de busca acabaram. O consumidor quer entretenimento, se divertir enquanto a compra é consequência do que vê. Vale mais ver uma foto de seu cantor preferido numa praia do Caribe tomando uma cerveja Heineken do que uma propaganda com mulheres de biquíni. Antes era a frase: “a vida imitando a arte”.  

As redes sociais vieram para contrapor isso, hoje é a arte tentando imitar a vida real. Vejamos o grande exemplo da Magazine Luiza, uma gigante do varejo. Em que a cada loja que inaugurou fisicamente, conseguiu o feito de aumentar seu faturamento de vendas on-line. Parece contraditório né? Por dentro dessa estratégia está todo um processo logístico que usa essa capilaridade de lojas físicas em vários locais e aumentam o potencial de entrega.  

E com isso aumenta as suas vendas porque ela tem uma facilidade maior e tem velocidade na entrega do produto. Na Copa do Mundo de 2022 pela primeira vez na minha história, eu comprei figurinhas do álbum da copa do mundo pela Amazon, que entregou no dia seguinte. Simplesmente porque no segundo local em que visitei para comprar as figurinhas, eu não as encontrei. A mesma desculpa era dada: chegou, mas acabou. Estamos aguardando chegar mais. A partir do segundo ponto de venda eu decidi que não ia mais ficar procurando.  

Uma perda de tempo baseado no dia a dia conturbado e na velocidade das coisas de hoje. Não tenho tempo de ficar garimpando bancas de revistas para comprar figurinhas. Esse é um caso de tantos outros que usam de seu tempo de forma inteligente. Imagino que milhares de consumidores pensam assim. 

Trecho do livro – O consumidor tem pressa: Corra com ele ou corra atrás dele Ed. Literando. 2023

Esse conteúdo é um oferecimento de TUDOPRAPOSTO – Conexão completa no mundo dos postos – Descubra-se, conecte-se e cresça junto com o Tudo pra Posto. 

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Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

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