Geração Z e Milennials transformam compras não essenciais em prioridade de seus gastos

Especialistas falam o tempo todo sobre a mudança de comportamento das novas gerações em relação ao mercado de trabalho, mas é importante entender como essas mudanças impactam no mercado de consumo. Quando se fala em “nativos digitais”, se refere as gerações mais novas, como a Geração Z e a Geração Alpha, são chamadas de “nativas digitais”. Para elas, o mundo digital é parte da realidade e as interações digitais são intuitivas e mais práticas.
Os Millennials, nascidos entre 1981 e 1996, valorizam a agilidade e a conveniência, que são pontos fundamentais no processo de decisão. Eles preferem marcas que oferecem experiências de compra rápidas e sem atrito, ou seja, menos burocracia e mais privacidade. Já a Geração Z é mais exigente e valoriza o consumo sustentável e a sua identidade. Eles querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena. Veja a importância de se antenar com os temas ESG como forma de manter contato com essa geração.

Um dado importante, das novas gerações, é a opção por aplicativos ao invés de websites. Isso reforça a praticidade e a necessidade de velocidade nas relações de contato. Conforme dito no livro – O consumidor tem pressa: Corra com ele ou corra atrás dele, a pandemia alterou significativamente o comportamento de consumo das pessoas, tornando-as cada vez mais conectadas digitalmente. Tanto o varejo on line quanto o físico tem que atentar para essa facilitação e identificação com seu novo consumidor.
Olhando setores do varejo vemos que para os postos de combustíveis e lojas de conveniência, o impacto tem sido maior pela diversificação das opções de mobilidade apresentadas nas últimas décadas, além de motores mais eficientes, assim como soluções elétricas tem retirado, mesmo que ainda pequena, uma parcela de consumidores desses comércios.

O setor farmacêutico tem sofrido um crescimento das grandes redes, com capacidade de investimento em novas lojas, porem tem achatado os pequenos e médios que trabalham pouco a multicanalidade e com isso veem seu faturamento cair a cada ano. A solução para comprar de forma mais competitivo veio através da cooperativas de compra e de marca que impulsionaram a competitividade, porém a falta de investimento e logística de vendas em multicanalidade, tem segurado os pequenos e médios desse setor.
O setor supermercadista, também enfrenta dificuldades com as novas gerações, pois pouco se mudou no formato de loja e apresentação dos produtos aos clientes. As novas gerações estão aprendendo a comprar pelo smartphone, o que implica em um hábito cultural digital que impacta no processo de escolha físico, principalmente quando se tem um choque analógico enorme. Qual a solução?

Não existe uma solução “fórmula de bolo” para resolver essa questão, mas o cuidado em se antenar com seu consumidor, em qualquer um dos setores acima, impacta diretamente no processo de venda e apresentação de produtos e serviços. Quanto mais conectado ao cliente, mais as chances de seu negócio aumentar o faturamento e ticket médio. Uma opção para os supermercados e grandes lojas de farmácia seria o carrinho de compras inteligente que pudesse guiar, orientar e ajudar o cliente nas compras dentro da loja. Conectando o físico com o virtual, dando ferramentas de consulta para o cliente comprar, analisar e escolher, assim como ele faz na internet.
Entrar na mente do consumidor talvez seja o maior desafio do século 21 até agora. Por isso o esforço de entender as particularidades das gerações, os caminhos das inovações tecnológicas, a interação dos setores e uso de inteligência artificial para integrar as informações e potencializar soluções dentro da empresa. Isso não se faz do dia para a noite, mas num trabalho continuo onde toda forma de conexão é utilizada e potencializada para trazer informações mais precisas sobre hábitos, desejos e anseios dos clientes.

Você já se atentou para isso? Você já entendeu que as novas gerações não consomem como as antigas? Quer saber mais? Minha palestra pode te ajudar. Entre em contato: palestra@robertojames.com.br
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