Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LOJAS DE CONVENIÊNCIA SÃO MAIS CARAS QUE SUPERMERCADOS SOMENTE NO BRASIL? – A RESPOSTA É NÃO! 

Fazer compras em uma loja de conveniência no Reino Unido pode custar até 1/5 a mais do que comprar os mesmos itens nas mesmas filiais das empresas de lojas de conveniências que possuem supermercados maiores, quando se trata de possuir ou não o cartão de fidelidade dessas redes a diferença é ainda maior. 

As lojas de conveniência chegaram ao Brasil na década de 80 trazidas pelas grandes companhias de petróleo vieram no momento em que o mercado brasileiro não operava final de semana. Geralmente o comércio fechava as suas portas ao meio-dia de sábado voltando às suas atividades na segunda-feira pela manhã. O que deixavam um vácuo de tempo em que somente as lojas de conveniência tinham produtos alimentícios e de necessidades para vender durante esse período. Essa “exclusividade” fez com que o mercado de conveniência cobrasse mais caro. 

Além da questão do horário, um mix de produtos menor, uma quantidade de fornecedores reduzida e um poder de compra pequeno, esse segmento acabou tendo preços diferenciados a maior do que os demais mercados. É importante lembrar que vários segmentos passaram pelo mesmo problema, como podemos citar as pequenas redes de supermercados, os supermercados de bairros, os mercadinhos e as farmácias, que encontraram a solução de comprar altos volumes e se tornarem competitivos ao se aliarem em cooperativas de compras. 

Hoje, espalhadas pelo Brasil, temos diversos pequenos e médios negócios que sobrevivem as competições com grandes redes através de um processo de compra em conjunto com seus concorrentes, mas aliados no mesmo propósito de ter poder de compra. Apesar de alguns acharem que isso é nocivo para a indústria, ao contrário, é menos trabalhoso, menos burocrático e melhor, logisticamente falando, trabalhar com centrais de compras consolidadas, entregarem em um único endereço e deixar que as cooperativas façam a logística da última milha. 

Talvez o que falte para as lojas de conveniência seja algo parecido com o que os outros entes do mercado conseguiram fazer para sobreviver a concorrência dos grandes. Assim como no Brasil, a Europa também tem essa diferença de preços entre lojas de conveniência e supermercados, o que torna muito mais destoante quando se tratam de redes de supermercados que possuem lojas de conveniências com o mesmo nome e mesmo assim trabalham com precificação diferente de acordo com a loja. 

Nos Estados Unidos, o mercado de lojas de conveniência é extremamente competidor, graças a incrível logística proporcionada pelo país, que faz com que os produtos consigam chegar em seus destinos num custo infinitamente menor que na Europa e no Brasil. Quem se beneficia com isso são os consumidores que possuem mais opções de compra, atendidos por uma variedade específica próximo da sua casa, sem a necessidade de adentrar em grandes super centers e assim otimizar seu tempo. 

O Brasil ainda precisa amadurecer quando se fala de logística, e mais do que isso precisa entender que o segmento de lojas de conveniência é extremamente relevante, principalmente no momento atual em que o conceito de mercado de proximidade está ativo na mente do consumidor, e precisa se organizar para comprar melhor, para ter melhores preços, para melhorar suas margens e competir com os grandes supermercados. 

Tudo isso passa pela união do setor, que precisa ter voz e se tornar ativo nessa luta de comprar com preços mais competitivos, de se unir como o mercado deixando as diferenças concorrenciais no campo da concorrência e pensando seu negócio como um todo. 

Esse conteúdo é um oferecimento de ViaFlex – Soluções de controle e logística de combustíveis para seu negócio – Ajudando você a monitorar seu estoque em tempo real. 

Acesse o link na imagem abaixo e conheça a Plataforma Digital Concilia para Controle de Estoques de Combustíveis, Lubrificantes, Arla e Produtos Químicos, bem como, a logística de reposição desses estoques, com o objetivo de eliminar perdas e desvios nos processos de distribuição e revenda desses produtos e redução dos custos logísticos de reposição. 

           

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O AUTOATENDIMENTO EM POSTOS NO BRASIL?

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O AUTOATENDIMENTO EM POSTOS NO BRASIL?

Mudar uma cultura de atendimento, a forma de se comprar ou adquirir um produto não é tão simples quanto o apagar uma luz, ou abrir uma fechadura. Estamos falando de

COMO PROTEGER O CONSUMIDOR E O EMPRESÁRIO DE BEM NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

COMO PROTEGER O CONSUMIDOR E O EMPRESÁRIO DE BEM NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Em tempos de suspeitas e manchetes impactantes, é fundamental entender como separar o joio do trigo. A segurança do consumidor começa com informação, mas também passa pelo reconhecimento da maioria

As Redes Sociais Invadiram a Praia do Varejo – E Isso é Bom

As Redes Sociais Invadiram a Praia do Varejo – E Isso é Bom

O varejo nunca mais será o mesmo. As redes sociais deixaram de ser apenas vitrines para se tornarem territórios estratégicos onde marcas e consumidores travam, diariamente, uma batalha pela atenção.

NACS Show 2025: Oportunidade Única para a Revenda de Combustíveis Brasileira

NACS Show 2025: Oportunidade Única para a Revenda de Combustíveis Brasileira

Atenção, revendedores e empreendedores do setor! As inscrições para a maior feira do mundo voltada ao varejo de conveniência e combustíveis já estão abertas — com desconto especial para quem

Seu cliente está com pressa. E você continua complicando?

Seu cliente está com pressa. E você continua complicando?

O brasileiro não quer mais esperar — e muito menos ser atrapalhado. Neste artigo, inspirado no livro O Consumidor Tem Pressa: Corra com ele ou corra atrás dele!, vamos discutir

A polêmica dos carros elétricos na Califórnia e o protagonismo energético do Brasil

A polêmica dos carros elétricos na Califórnia e o protagonismo energético do Brasil

A Califórnia sempre foi um estado símbolo de vanguarda ambiental nos Estados Unidos. Desde os anos 2000, suas políticas vêm ganhando destaque, e agora, mais uma decisão ousada promete impactar

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip