É preciso muita pesquisa, compreender o público que você quer atender e o que frequenta seu estabelecimento.
Muito do que se tem falado sobre mercado de proximidade no Brasil, já é vivido intensamente no varejo americano. Como já tenho afirmado em artigos e palestras, o varejo americano é muito intenso e, por isso, as coisas rodam mais rápido por lá. Conceitos como os de localização da loja, supermercado, lanchonete ou restaurante, são mais intensos e muito essenciais no dia do consumidor americano. Precisamos entender que a proximidade é relacionada ao consumidor, nisso um ponto de venda bem localizado é importante, mas não mais decisivo para o processo de compra do cliente.
É preciso entender que a mudança de comportamento do consumidor excede a máxima do cliente ir atrás do produto. Essa mudança ocorreu devido aos grandes avanços da logística junto com o crescimento do e-commerce que possibilitou que o produto chegue aonde o consumidor está, de forma rápida, segura e barata. Ultrapassando as barreiras da burocracia, dos atritos gerados em atendimento físico e proporcionando um bem que o consumidor está dando mais valor a cada dia: o seu tempo.
No início dos anos 2000 essa intensidade moveu a estrutura de compra do consumidor que passou a ficar mais exigente no processo de compra. Em tempos não tão distantes, a única forma de se adquirir um produto imediatamente era somente em lojas físicas. Hoje em dia, o consumidor consegue comprar 36 de empresas como a Amazon e receber, dependendo da cidade, no mesmo dia.
Veja como algo simples mudou a configuração de decisão do consumidor que, muitas vezes prefere escolher um produto no site, comprar pelo aplicativo e pegar na loja física no mesmo dia, ou até mesmo receber em casa algumas horas depois, do que ter que se deslocar para uma loja física, estacionar, enfrentar seus corredores e gôndolas, algumas vezes mal sinalizados, enfrentar longas filas de pagamento e fazer o caminho de volta para casa.
Podemos classificar Mercado de Proximidade como o conceito de estar perto do consumidor seja na escolha, na compra e no recebimento do produto, sempre ofertando facilidades e diminuindo os atritos. Nos EUA, talvez o consumidor mais exigente do mundo, há uma quantidade muito grande de possibilidades no sistema de compras do varejo. Opções a mais para o consumidor, que fazem o momento da escolha mais seletivo e diverso.
Trecho do livro – Vivendo o Varejo Americano: Uma viagem no coração do consumo Ed. Offset. 2024
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