Parcelamento, pagamento sem necessidade de abrir o aplicativo do banco, transferência automática estão em avaliação pelo Banco Central
O Pix vai ganhar novas funcionalidades algumas já estão prontas outras ainda estão no forno preparatório do banco central para colocar em prática. já podemos adiantar o Pix automático que é uma espécie de débito automático que Visa agilizar as transações recorrentes essa funcionalidade deve ser lançada no final do primeiro semestre do ano de 2025. O Pix por aproximação que é o pagamento feito por meio de carteiras digitais via celular, ou seja, o uso da tecnologia Near Field Communication (NFC), essa é a funcionalidade mais aguardada do Pix como uma forma de agilizar os pagamentos no varejo nas empresas, nos postos de combustíveis, lojas de conveniência e varejo em geral, deve ser liberada a partir de fevereiro de 2025.
Mas já sabe que o Itaú vai disponibilizar em novembro desse ano essa funcionalidade para cadastro nas carteiras digitais na Apple pay, na Google Pay, na PicPay e entre outros. por isso ficar atento a essas funcionalidades e a forma como as empresas vão se adaptar a essa nova velocidade que deve impulsionar os pagamentos via Pix no mercado brasileiro. A grande vantagem de utilizar as carteiras de pagamento digitais na funcionalidade Pix é a não necessidade de abrir o aplicativo do banco o que vai acelerar as modalidades de pagamento. Estima se que sairá dos atuais 36 segundos para não mais que 6 segundos a finalização do processo de pagamento com essas mudanças.
Em 2023 foram feitas mais de 42 bilhões de transações via Pix o que gerou uma alta de 75% em número absoluto quando se compara com o ano anterior de 2022. obtendo um valor médio de 420 BRL o serviço já supera, em número de transações, cartões de crédito e débitos, boletos, transferências bancárias e cheques, que os quais todos juntos somaram cerca de 39,4 bilhões de operações no ano de 2023.
É evidente que toda e qualquer inovação tecnológica ou aceleração de processos traz consigo a mácula das fraudes e tentativas de golpes. Aconteceram centenas de milhares de tentativas diferentes de se aproveitar dessa nova ferramenta e também se constatou que as medidas para causar impacto e impedir essa atuação foram na mesma altura. Mesmo sabendo que precisa melhorar ainda e muito.
A verdade é que o mercado consumidor comprou a ideia do Pix, gostou da nova ferramenta, embarcou em suas novas funcionalidades, e espera mais velocidade nas transações. com isso é claro que todo o comércio que não se adaptar a esse momento de empoderamento do consumidor e tentar diminuir ao máximo o pior momento da experiência de compra, que é a hora do pagamento, vai ter dificuldades de fidelização.
NO MARKETPLACE: TUDO PRA POSTO, VOCÊ ENCONTRA FACILIDADE, VARIEDADE E SEGURANÇA PARA COMPRAR PRODUTOS E EQUIPAMENTOS DO SEU DIA A DIA COM A GARANTIA DE QUEM FOI O PRIMEIRO NAS REDES SOCIAIS A LEVAR O MELHOR PARA O SEU POSTO!