Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA BRASILEIRA?

ONDE INVESTIR PARA TORNAR O ETANOL LÍDER DA TRANSIÇÃO É TALVEZ O PASSO MAIS IMPORTANTE PARA APROVEITAR ESSE PODERIO ENERGÉTICO COM DIFERENCIAL COMPETITIVO IMENSO QUE O BRASIL POSSUI. O NOSSO OURO BRANCO!

O primeiro investimento é na revenda de combustíveis, que precisa abraçar essa ideia. Já tenho dito em diversos artigos que se deve parar de vender gasolina, parar no sentido de mudar a visão e focar em outras opções, não no sentido literal. O etanol é um produto que se pode agregar valor, principalmente os valores em pauta nos dias de hoje. Gera mais empregos, polui menos e ajuda a despoluir o meio ambiente com seus plantios e colheitas.

O revendedor precisa abraçar essa ideia até mesmo para garantir a sobrevivência do seu modelo de negócio. Carregadores elétricos podem ser colocados em qualquer lugar, ser manuseados por qualquer pessoa, sem necessidade de uma logística ativa por trás. Concorrer diretamente com esse modelo pode sucatear os postos brasileiros. Precisamos aprender a vender etanol.

Sugarcane growing in the fields in sunrise

O segundo investimento é no consumidor. Passamos décadas acreditando na famosa conta 70/30. Preciso dizer isso para você: ELA MORREU.  Não existe mais essa diferença, os carros mudaram, a gasolina mudou e nada foi feito para tirar essa imagem de que o etanol não rende tanto. Rende sim. Em alguns casos rende bem próximo a gasolina, mas para isso é preciso mudar a cultura de que uma conta exata, de décadas atrás, define isso e começar desafiar o consumidor a fazer sua conta.

“O consumidor não gosta do etanol por que tem que ir mais vezes ao posto de combustível”. Mito! Você é comerciante, tem um produto que aumenta a frequência do seu cliente no seu estabelecimento, e você investe em outro produto que diminui as vezes que seu cliente te visita? Como assim? A revenda precisa entender que fazendo parte do varejo, a mudança de gestão tem que ser estratégica. Não dá para ficar esperando e focando energia nas ações e decisões que não podem ser controladas pelo revendedor.

Adote o etanol no seu posto, mude a visão dos seus colaboradores e clientes. Inicie essa corrente dentro do seu negócio. Comece a aprender a vender produtos que possam agregar valor, ao meio ambiente, a sociedade e ao seu negócio. Faça os testes, deixe sua SUV a diesel de lado um pouco e experimente o etanol. Veja como esse produto, brasileiro, que ajuda o meio ambiente e gera empregos para famílias pode mudar os rumos da transição energética do país e ainda assim fortalecer o seu negócio.

Uma das formas de se impulsionar o etanol no seu posto é usar um programa de fidelidade que possa ajudar a identificar os consumidores, premiar de forma distinta e incentivar o seu cliente dando motivos para ele voltar. Clique na imagem abaixo e saiba mais como potencializar as vendas do seu posto.

Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

Comente sua opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

A CULTURA AMERICANA CHAMADA “DO IT YOURSELF” (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO E O AUTO ATENDIMENTO

Numa época em que se discute tanto a abusividade das escalas de trabalho, é importante entender como se molda uma cultura do consumidor e como tentar resolver questões de competitividade

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

A VEZ DO MEIO AMBIENTE: DA VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA NA AMAZÔNIA ATÉ A COP 30 

Vivemos um momento quase que único na história mundial quando o discurso e o debate ambiental tomaram conta das relações entre governos e empresas e começam a se espalhar entre

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

ESCALA 6×1 OU 4×3, QUAL A MELHOR E PARA QUEM? UMA ANÁLISE SEM PAIXÃO SOBRE ESSA NOVA PROPOSTA! 

O MOVIMENTO VIDA ALÉM DO TRABALHO - VAT GANHOU FORÇA NAS REDES SOCIAIS APÓS ALGUNS ESTUDOS COMPROVAREM QUE A SEMANA DE 4 DIAS TORNA A PRODUTIVIDADE MAIOR OU NA PIOR

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DEVE SER EMPURRADA GOELA ABAIXO PARA O CLIENTE? – CASO DA SORVETERIA SAN PAOLO

Inovar significa fazer algo novo, melhorar. Melhorar significa fazer algo para facilitar a vida de alguém, no caso do varejo, facilitar a vida do cliente, mas a pergunta que fica:

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

ETANOL: VOCÊ SABE REALMENTE QUANDO VALE A PENA USAR?

Existe uma conta chamada 70/30 onde se descobriu, no passado, que quando a diferença de preço do etanol for 30% mais barata que gasolina, a rentabilidade se iguala. Se passar

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

PIX POR APROXIMAÇÃO! O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

Desde sua criação, o PIX tem trazido inovações e desafios para os meios de pagamentos. Desde o fim das TEDs e popularização das contas bancárias com movimentações de pequenos valores.

Esteja sempre atualizado:

plugins premium WordPress
@cANALDOERREJOTA
lista vip