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SEU POSTO DE GASOLINA VENDE APENAS COMBUSTÍVEL?

EM TEMPOS DE MUDANÇA, O MAIOR ATIVO DE UMA EMPRESA HOJE, NÃO É MAIS SEU PRODUTO OU SERVIÇOS OFERECIDOS, E SIM O SEU CLIENTE – O CONSUMIDOR!

Sempre tenho alertado para as mudanças de comportamento de consumo e a mais evidente é que as grandes empresas já entenderam que o consumidor pode tudo e pode mais. A maior dificuldade das empresas é acessar o consumidor ou atrair a sua atenção, o desafio é ter o consumidor dentro da sua loja. De todos os eventos, nacionais ou internacionais que participei, esse era o ponto central do debate: como o varejo pode conseguir atrair o cliente? Como o varejo pode manter o cliente? Como varejo vai fidelizar o seu cliente.

foto: vecteezy.com

Os postos de combustíveis têm uma tem uma vantagem incrível em cima da loja de varejo de rua, porque tem um fluxo garantido de passantes e esse fluxo garantido, é preciso que a gente relembre que é a moeda mais cara fornecida e vendida pelo shopping centers, é o principal ponto de negociação para os altos preços de se colocar uma loja no shopping. É quando o shopping te explica que tem uma quantidade enorme de pessoas passando na frente da sua loja.

O posto de combustíveis tem pessoas passando na naquele ponto todos os dias. O que fazer com essas pessoas? Vender apenas gasolina? a C&A já entendeu isso, há décadas atrás, começou a vender celular, as outras lojas de departamento seguiram juntos. Viu-se lojas de de roupas, com grande carteira de clientes, entenderem que podem virar bancos e agora a gente vê a movimentação da Rede de postos Ipiranga de tornar o abastece aí no produto bancário que nada mais é do que oferecer produtos e serviços que os bancos oferecem. Por que não? Já que você já tem uma carteira de clientes com milhares de pessoas, Já devidamente cadastradas no teu aplicativo, que tem os dados lá, como o cartão de crédito a anexado, que já compram regularmente?

O revendedor de combustíveis precisa entender que aquele indivíduo, que compra gasolina no seu posto, não compra somente isso no seu dia. Ele compra pão, leite, remédio, leva o cachorro para tosar, para tomar vacina, também compra brinquedo para os filhos, roupas, material escolar, compra um série de produtos e serviços todos os dias, e por que não transformar os postos de combustíveis, não mais em postos de serviços, mas num ecossistema de atendimento ao consumidor, onde ele pode encontrar de tudo um pouco?

Quer saber mais como trilhar esse caminho? Minha palestra pode ajudar a sua empresa. Peça um orçamento agora: palestra@robertojames.com.br

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Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.

Roberto James

Autor & Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor

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